O que é um Projeto de Pesquisa? Guia completo do zero!

Entenda o que é Projeto de Pesquisa?
Guia completo para você entender o que é um Projeto de Pesquisa.

Se você é um iniciante no mundo acadêmico e científico e não sabe muito bem o que é projeto de pesquisa, nem por onde começar, aqui você está no lugar certo!

Estamos sempre de olho nas principais dúvidas dos acadêmicos e o desenvolvimento dos projetos de pesquisa sempre geram alguns questionamentos.

Conferindo o nosso conteúdo de hoje na íntegra iremos lhe apresentar o conceito por detrás dos projetos de pesquisa, além de orientações sobre estrutura e desenvolvimento deste trabalho.

Você vai encontrar durante a leitura, links para aprofundar em cada etapa. Pode ficar tranquilo(a).

Com esse conhecimento em mãos, será muito mais fácil colocar a mão na massa e fazer seu projeto de pesquisa rápido e fácil, independente do seu contexto (universitário ou de centros científicos).

Vamos lá?

Saiba o que teremos hoje em nosso índice abaixo:

 

O que é projeto de pesquisa?

Compreenda o significado de Projeto de Pesquisa
Projeto de Pesquisa: avaliação prévia da viabilidade da pesquisa

O foco deste artigo é você entender o que é um Projeto de Pesquisa. Saiba que em alguns lugares ele é chamado também de pré-projeto ou mesmo de anteprojeto.

Devemos entender como projeto de pesquisa o plano que é desenvolvido previamente à realização de um trabalho de pesquisa. O principal objetivo desse tipo de trabalho é o de apresentar, de modo metódico e organizado, um conjunto de dados e também de informações que giram em torno a um problema para formular uma hipótese encaminhada à sua resolução. E tem mais!

 

Neste sentido, podemos dizer que o projeto de pesquisa nada mais é do que uma avaliação prévia do problema, seus alcances e importância, assim como dos recursos que serão necessários para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa.

Os projetos de pesquisa costumam ser realizados com base em uma metodologia científica, o qual os dota de rigor e validez.

Afinal de contas, toda pesquisa deseja ser bem-vista e principalmente publicada em bons periódicos e revistas.

Podemos encontrar os projetos de pesquisa, não apenas na área das ciências, mas também nas humanidades, tecnologia, artes, ciências políticas e jurídicas, as ciências sociais, entre outras áreas.

Frequentemente os projetos de pesquisa são avaliados por um jurado especializado e imparcial que deverá decidir se o pesquisador, ou o grupo de pesquisadores, desenvolveram uma pesquisa possível, com validez e digna de conferir um título universitário ou um financiamento.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), neste sentido, costumam ser precedidos por um projeto de pesquisa, em que o autor do trabalho deve deixar claro o que é que ele pretende fazer em sua pesquisa final e como chegará nos resultados almejados.

 

Conheça mais do projeto de pesquisa

Conheça mais do Projeto de Pesquisa
Primeiras etapas do Projeto de Pesquisa

Se você está se perguntando por onde começar no Projeto de Pesquisa, saiba que se seguir algumas orientações que iremos passar, essa etapa não lhe trará dores de cabeça.

A primeira coisa que você precisa se preocupar é com relação à estrutura do seu projeto de pesquisa.

Ela pode variar de uma instituição para outra, mas de modo geral deverá conter as seguintes partes:

  • Sugestão de título para a pesquisa: Nessa etapa do projeto de pesquisa, o autor do trabalho apresenta uma intenção de título para o seu estudo. Lembrando que o título deverá resumir a proposta da pesquisa, ou seja, o seu principal enfoque. A definição do título não é algo estático na hora do desenvolvimento do projeto de pesquisa. Com isso, queremos dizer que no futuro, quando o seu trabalho final for apresentado, pode ser que esse título tenha mudado.
  • Problema de pesquisa: O seu problema de pesquisa servirá como uma introdução ao tema do estudo proposto, enfatizando os aspectos mais relevantes para a mesma e as interrogações que se procurará uma solução. Geralmente o autor do trabalho apresenta este apartado no formato de uma pergunta, e ao longo do seu estudo tentará respondê-la ao máximo.
  • Antecedentes: Nessa parte do projeto de pesquisa, o autor do trabalho deverá apresentar uma revisão teórica das pesquisas prévias sobre o seu tema de pesquisa. Apresenta-se os principais conceitos e quais aspectos a sua pesquisa herdará desses estudos.
  • Justificativa: Com forte vínculo ao tópico anterior, dá uma perspectiva sobre que tanto contribuirá com o campo de saber no qual o autor está inserido, ou seja, sua área de atuação. O autor também argumentará porque o estudo é relevante e merece respaldo do seu segmento de atuação.
  • Marco Teórico: Essa parte tem relação entre o conteúdo teórico e os passos da pesquisa, detalhando os eixos em que se apoiará, as fontes teóricas a qual se debruçar e por quê.
  • Objetivos: Aqui o autor explicará o objetivo geral da pesquisa, seu ponto central e primordial de estudo, e na sequência também os objetivos específicos, ou seja, secundários, vinculados a cada etapa da pesquisa.
  • Marco Metodológico: Esse apartado faz uma relação entre os procedimentos e passos práticos a seguir durante a pesquisa. É uma parte do trabalho dotada de explicações com relação aos procedimentos: por que escolher um tipo de experimento no lugar de outro, detalhar um cronograma de trabalho, público pesquisador, etc.
  • Referências Bibliográficas: Neste apartado o autor do trabalho deverá detalhar o conteúdo bibliográfico consultado, e que foi mencionado no formato de citações e paráfrases ao longo do projeto. Isso serve para criar um marco de referência para a pesquisa. Lembrando que no Brasil boa parte das universidades e centros de pesquisa, consideram as normas de formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para fazer citações. Leia a respeito antes de fazer sua lista de referências bibliográficas, certo?

 

Aprenda ainda mais:

 

Como iniciar um projeto de pesquisa?

Agora que você já conhece um pouco sobre a estrutura de um projeto de pesquisa, vamos lhe ajudar a começar a escrita por meio de alguns passos essenciais que você deve considerar na hora de desenvolver o seu trabalho.

  • Definindo o tema do seu projeto de pesquisa: Você jamais pode começar a fazer uma pesquisa sem ter em mente pelo menos algumas coordenadas com relação ao tema que lhe interessa e porque ele é do seu interesse. Toda essa reflexão está envolvida no projeto de pesquisa. Geralmente, as paixões do pesquisador acabam entrando em jogo neste momento, ou seja, suas afinidades, as coisas que ele mais gosta de pesquisar e tem interesse dentro da sua área de atuação. Nesse ponto, não basta apenas escolher um tema pelo gosto, você também precisa saber se a temática é válida e refletirá em boas contribuições teóricas e científicas.
  • Fazer um mapeamento bibliográfico: Antes mesmo de se debruçar sobre o seu projeto de pesquisa, é importante que você faça uma revisão teórica de todos os trabalhos científicos de autores e Centros de investigação sobre o tema estudado. Ao ter um material recopilado, você poderá refinar as suas fontes e usá-las no futuro para a fundamentação do seu projeto de pesquisa.
  • Definindo os objetivos do projeto: Uma vez que você já tem todo um embasamento teórico, você deve escolher qual será o seu caminho de pesquisa e quais interrogações irão fazer parte da sua investigação teórica. É nesse momento que você definirá os seus objetivos.
  • Definindo o método da pesquisa: Este momento se refere a escolher com quais autores você irá trabalhar, de que modo, com quais experimentos, qual será o tipo de pesquisa que será desenvolvida, público-alvo, etc.
  • Elaborar um relatório: Você deverá redigir os apartados do seu projeto de pesquisa e revisar para que cada parte expresse os pontos desejados.

Bom, agora que você já sabe o que é um projeto de pesquisa, como o mesmo é estruturado e também já teve acesso a algumas dicas para desenvolver este trabalho é hora de colocar a mão na massa.

Deixe um comentário destacando o que você achou mais interessante sobre o nosso conteúdo de hoje!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.