Como criar um excelente projeto de pesquisa sobre idoso

Projeto de Pesquisa de serviço social sobre o idoso
Faça seu Projeto de Pesquisa sobre idoso

A temática sobre a população idosa pode gerar pesquisa de real interesse para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Neste conteúdo, veja como fazer um projeto de pesquisa completo sobre idoso.

Leia o artigo, anote nossas dicas e os exemplos que vamos trazer, e aproveite também nossos links durante o texto e ao final!

Veja mais o que teremos hoje através de nosso índice:

 

Para fazer um bom projeto de pesquisa

Projeto de Pesquisa pronto sobre idoso
Produza seu Projeto sobre idoso com qualidade acadêmica e científica

A produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um artigo científico, ou outros modelos de conhecimento textual no âmbito da academia parte, essencialmente, do desenvolvimento de uma pesquisa. No entanto, antes de fazê-la deve-se preparar e apresentar um projeto de pesquisa.

Esse projeto de pesquisa será submetido a professores e ao meio acadêmico que avaliará os aspectos contidos nele, tais como: objeto de análise; problemática; justificativa para a sua realização; metodologia que será aplicada; o referencial teórico, com as fontes que serão consultadas, entre outras informações.

Ou seja, um projeto de pesquisa delineará os caminhos da investigação científica.

Tudo certo até aqui?

Após a entrega deste projeto, um ou mais orientadores poderão auxiliar o pesquisador a estabelecer um projeto de pesquisa que possa, de fato, ser realizado.

Sim, este ajuste é perfeitamente normal.

Portanto, de forma resumida, auxiliam a elaboração de um projeto, que apresente todas as condições de sua realização e atenda princípios como relevância para o campo científico e aplicabilidade, servem para que o acadêmico já tenha um “roteiro” do que precisará fazer para construir sua pesquisa.

 

Como trabalhar em um bom projeto de pesquisa sobre idoso?

Desenvolva seu Projeto de Pesquisa sobre idosos e o serviço social
Tema idoso: como trabalhar a temática em seu Projeto de Pesquisa?

Agora que já se sabe o porquê de ser tão importante a elaboração de um bom projeto de pesquisa, antes de iniciar, é importante que o acadêmico também compreenda o papel essencial que o tema idoso oferece a essa investigação.

Sem um tema que desperte o interesse dos seus pares e dos professores, pode-se perder tempo em ideias que não tenham uma relevância científica para a academia.

 

Sua pesquisa precisa contar com uma temática que fale sobre o idoso e que traga interesse a quem for consultar o conteúdo analisado.

 

Para este conteúdo, destacamos como temática a ser trabalhada em uma pesquisa acadêmica a que envolve a população idosa, certo.

A escolha desse tema envolve aspectos científicos. Conforme dados do IBGE, o processo de envelhecimento no Brasil acompanha o aumento na expectativa de vida no mundo.

 

Dados do IBGE apontam que em 2021, o país já contava com mais de 31 milhões de idosos – pessoas acima de 60 anos -, o que representa um percentual de quase 15% do total da população no Brasil.

 

Em suma, estamos falando de uma população em faixa etária que está crescendo e precisa ser estudada.

Além desta informação, que é relevante, você deve fazer outras pesquisas e trazer outros apontamentos como este.

Use sempre fontes confiáveis e de credibilidade como do IBGE, por exemplo.

 

A abrangência de um bom projeto de pesquisa sobre idoso

Dessa forma, o tema “idoso” pode oferecer muitas perspectivas de análises para seu projeto de pesquisa.

Assim, é perceptível que quando se escolhe um tema para um projeto de pesquisa, procura-se um objeto abrangente que pode ser analisado por diversos campos do conhecimento.

Ou seja, quando se busca trabalhar com temas para um projeto de pesquisa, o ideal é pensar em áreas que permitam uma análise de investigação ampla, mas que também possibilite facilidade para consulta de fontes teóricas em livros, revistas acadêmicas e sites, por exemplo.

A análise a respeito da temática do público idoso pode ser trabalhada em frentes de pesquisa que aborde, por exemplo:

  • a saúde da população;
  • as taxas de violência cometidas a idosos;
  • questões sociais e econômicas que impactam na qualidade de vida dos idosos;
  • serviço social sobre o idoso
  • políticas públicas para idosos, etc.

 

Exemplos de bons projetos de pesquisa sobre idoso 

Temas para Projeto de Pesquisa com Idosos
Algumas opções de temas para seu Projeto de Pesquisa sobre idoso

Para auxiliar na produção de seu projeto de pesquisa sobre idosos para este ano, indicaremos alguns temas atuais e relevantes que servirão para você desenvolvera análise.

Dividiremos em áreas que você poderá pesquisar.

→ Você também pode aproveitar este link que vamos deixar com 70 temas atuais e relevantes sobre idosos para TCC

O primeiro trata sobre a violência que a população idosa sobre no Brasil.

 

Exemplos de projeto de pesquisa violência contra idoso

Exemplo 1 – População idosa e negligência familiar – Pode-se desenvolver esse projeto dentro de áreas do Direito, em que serão destacadas as penalizações legais que familiares podem responder por abandono ou negligência às condições de vida de familiares idosos.

No campo da saúde, pode-se analisar os impactos para a qualidade de vida do idoso, quando vivem em situação de abandono, elencando-se a problemática da falta de apoio familiar. Na Psicologia, poder-se-ia investigar os impactos para a saúde mental em relação ao abandono dos familiares aos idosos.

Exemplo 2 – Violência do Estado e a população idosa – Uma sugestão de projeto de pesquisa sobre idoso, em que se verifica, o papel do Estado em reconhecer e aplicar políticas públicas para benefício desse público.

O que é feito atualmente em ações de inclusão desse público para acessar políticas de saúde, cultura e de ganhos econômicos?

Exemplo 3 – Exclusão e participação econômica dos idosos no Brasil – De outra parte, pode-se também verificar as taxas de exclusão social desse público. São milhões de brasileiros que, ainda tem participação ativa na economia nacional e estão à margem, muitas vezes, da sociedade.

Em um projeto de Sociologia, pode-se ver o percentual da população idosa que acessa benefícios sociais para complementar a renda ou até manter a família, como única fonte financeira para muitas famílias.

 

Exemplos de projeto de pesquisa idosos e Serviço Social

Exemplos de Projeto de Pesquisa sobre idoso e serviço social
Idoso e serviço social: exemplos para projeto de qualidade

Exemplo 1 – O papel do Serviço Social no combate à violência a idosos – Sugestão de projeto de pesquisa que estude a importância da atuação do assistente social para o combate da violência contra os idosos.

Exemplo 2 – Efetivação de políticas públicas de saúde pela Assistência Social – Investigação sobre quais as iniciativas que podem ser empregadas pela Assistência Social, no atendimento e aplicação de políticas públicas de saúde, à população idosa em vulnerabilidade.

Exemplo 3 – Estatuto do idoso e a Assistência Social – Pode-se investigar o quanto do estatuto do idoso é realmente aplicado em cidades brasileiras a partir de dados do próprio serviço público da Assistência Social.

 

Exemplos de projeto de pesquisa idosos e Direito

Exemplo 1 – Idoso e o Brasil e os direitos reconhecidos na Constituição – Sugestão de análise sobre o quanto os direitos reconhecidos na Constituição de 1988 são realmente aplicados no Brasil, dividindo por regiões e estados.

Exemplo 2 – Impactos legais da Reforma da Previdência à população idosa brasileira – O que de fato mudou em termos de benefícios e prejuízos com a Reforma da Previdência para a população idosa no Brasil?

Exemplo 3 – Direitos prioritários de acesso à saúde pública para a população idosa – Análise sobre como se dá o acesso dos idosos a programas de saúde pública no Brasil.

 

Exemplos de projeto de pesquisa idosos e saúde

5 exemplos de projetos sobre idoso
Idosos e saúde: use nossos exemplos para seu projeto

Exemplo 1 – Práticas de exercícios físicos para aumento na qualidade de vida dos idosos – Quais as principais e atualizadas recomendações da área da saúde em termos de prática de atividades físicas para idosos?

Exemplo 2 – Ações voltadas para combate à depressão em idosos – Quais programas e medidas são recomendados atualmente para melhoria da saúde mental de idosos como forma de prevenir casos de depressão?

Exemplo 3 – Envelhecimento dos brasileiros e a saúde – Como o Estado trabalha ações de saúde pública no Brasil com o crescente envelhecimento dos brasileiros?

Exemplo 4 – Nutrição para idosos – O que é recomendado para que os idosos consigam manter a forma, ter mais saúde e qualidade de vida a partir de uma nutrição correta?

Exemplo 5 – Enfermagem e os cuidados no atendimento com a população idosa – O que indicado, atualmente, como a melhor prática em atendimento da enfermagem para idosos que estejam hospitalizados.

Há muito mais temas para serem desenvolvidos em projetos de pesquisa sobre idosos em 2023. O ideal é que o acadêmico consiga conciliar o seu objeto de interesse a ser pesquisado, com a área em que estuda, trazendo a temática do idoso como assunto de análise maior.

Boa sorte em seu projeto de pesquisa e mãos à obra!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.