Objetivos de um Projeto de Pesquisa – Verbos e Exemplos Prontos

Objetivos Projeto de Pesquisa
Projeto de Pesquisa: definindo os objetivos do seu trabalho acadêmico

Os Objetivos de um Projeto de Pesquisa são peças fundamentais do trabalho, pois eles definem o que o pesquisador almeja alcançar. E para definir os objetivos do seu trabalho você precisa já ter claro o que pretende pesquisar.

Um projeto é estruturado por partes e todas elas são muito importantes para que o pesquisador consiga atingir o que ele propõe em uma pesquisa e nisto está entender os objetivos da pesquisa.

Então, agora você vai saber mais sobre o que são e como preparar objetivos geral e especifico para projeto de pesquisa, os verbos usados para cada objetivo e ainda tendo exemplos que vão facilitar tudo.

Fizemos esse artigo é para você. Continue aqui com a gente!

Veja o que teremos de especial em nosso artigo a partir do índice abaixo:

 

O que são os objetivos em um projeto de pesquisa?

Projeto de Pesquisa Objetivos: procura da meta onde deseja alcançar
Objetivos são metas do Projeto de Pesquisa

Conforme mencionamos acima, os objetivos de um projeto de pesquisa definirão o que o pesquisador almeja alcançar com o seu trabalho.

Então, o que são os objetivos em um projeto de pesquisa?

Os objetivos de um Projeto de Pesquisa são um guia para o pesquisador. Como uma meta! Assim, ele não corre o risco de se perder no meio do processo e tampouco de mudar a rota diante de uma dificuldade. E tem mais…

 

Ao fazer o objetivo, deve-se descrever a meta concreta da pesquisa que irá desenvolver e o que se vai buscar.

A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente a problematização e apresentar sua delimitação.

É comum que em pesquisas mais extensas as pessoas demorem mais para atingirem seus objetivos ou que obstáculos sejam encontrados durante a execução. Entretanto, dificuldades podem ser contornadas para que os fins sejam atingidos.

Um projeto de pesquisa pode ter mais de um objetivo. Esses são considerados objetivos específicos. O importante é que você elabore um objetivo geral também.

 

Entenda quais os tipos de Objetivos de um Projeto de Pesquisa

onheça os 2 tipos de Objetivos de Projeto de Pesquisa
Quais são os 2 exemplos de objetivos de pré-projeto de pesquisa?

Vamos dar uma olhada nos dois tipos de objetivos de um pré-projeto de pesquisa?

  • O objetivo geral será a definição do que se pretende atingir. demonstra a mudança na realidade que o projeto pretende contribuir, ou seja, visa dar resposta ao principal problema apontado. Tem uma perspectiva de médio e longo prazos e não necessariamente é atingido durante a execução do projeto. Geralmente o objetivo geral é um parágrafo de poucas linhas, que inicia com o objetivo amplo e explica brevemente o que será feito e como.
  • Os objetivos específicos explicitarão detalhes e etapas do trabalho. Eles são um desdobramento do objetivo geral. Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas.

Para chegar aos objetivos específicos, deve-se primeiramente, definir qual problema principal será o foco do projeto. Feito isso, identifica-se as causas. E, a partir delas, deve-se pensar no que poderá ser feito para minimizar os problemas.

Um objetivo específico deve ser: objetivo, mensurável, atingível, relevante e temporal. Isso quer dizer que ele deve:

  • Ir direto ao ponto;
  • Ter como mensurar quantitativamente ou qualitativamente
  • Ser concreto e estar dentro de uma realidade possível;
  • Ter condições de ser concretizado dentro do tempo possível e previsto para a pesquisa.

 

Os objetivos específicos podem ser:

  • 1-Exploratórios: pode-se usar verbos como conhecer, identificar, levantar, descobrir.

Exemplo: O objetivo específico dessa pesquisa é descobrir como a planta X equilibra o sistema nervoso.

 

  • 2-Descritivos: pode-se usar verbos como caracterizar, descrever, traçar, determinar.

Exemplo. O objetivo específico dessa pesquisa é descrever o que ocorre no sistema nervoso quando se ingere a substância X.

 

  • 3-Explicativos: pode-se usar verbos como analisar, avaliar, verificar, explicar.

Exemplo: o objetivo específico dessa pesquisa é avaliar os benefícios da substância x no sistema nervoso.

 

Resumindo: não adianta traçar um objetivo impossível como por exemplo, construir em 6 meses uma máquina do tempo e enviar ela para o espaço.

Outra dica importante é que se você vai ter gastos na sua pesquisa, seus objetivos precisam ser pensados dentro desse quadro para que você não ultrapasse o orçamento.

Geralmente TCCs não exigem tanta complexidade, mas se você foi um aluno de iniciação científica na graduação, por exemplo, pode ser que tenha que lidar com esse tipo de situação.

Os objetivos precisam estar relacionados com todas as outras partes do seu projeto. Tenha sempre em mente qual é o seu tema, sua hipótese e sua justificativa.

Também a sua metodologia será desenvolvida com base nos seus objetivos. Ela vai definir a forma como você vai chegar até o ponto final.

Então sempre se lembre de manter o texto coeso e coerente.

 

Exemplo de objetivos geral e específicos em um projeto de pesquisa 

Verbos usados em Objetivos de Projetos de Pesquisa
Projeto de Pesquisa: exemplo de objetivo geral e específico

Para você entender na prática como são, vamos mostrar um exemplo de objetivos de um projeto de pesquisa para você. Este é um projeto na área de educação, portanto, os objetivos se alinham a essa temática.

Observe também que eles carregam uma relação de verbos usados em objetivos de projetos de pesquisa. Fique atento, pois estes verbos orientam bem a maneira de formular os objetivos.

 

→ OBJETIVO GERAL

Realizar um curso de extensão para professores que atuam na área de língua portuguesa, leitura e produção de texto da rede pública de ensino da cidade de Belo Horizonte com o intuito de desenvolver conhecimento prático e teórico sobre a pedagogia dos letramentos e suas implicações e métodos com base na nova BNCC

 

→ OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·Mapear a realidade enfrentada pelos professores e suas escolas para adaptar à nova realidade exigida na BNCC na área de ensino de língua portuguesa.

· Pensar sobre novas teorias e práticas pedagógicas.

· Estudar e desenvolver metodologias de ensino que podem ser aplicadas pelos professores em suas escolas de atuação.

· Trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Literaturas IV e Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa.

· Promover a participação de alunos que estejam cursando as disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa no desenvolvimento do curso de extensão, promovendo integração entre prática e aprendizagem.

· Trabalhar de forma integrada com os professores que atuam nas disciplinas citadas acima.

 

Você viu quais verbos foram utilizados no início de cada frase e como as frases foram desenvolvidas? Então você já deu um grande passo na sua aprendizagem.

Pronto! Agora você já sabe como desenvolver os objetivos do seu projeto de pesquisa. É só pensar aonde você quer chegar com a sua proposta e começar a colocar as ideias no papel. Que tal começar?

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.