Faça o melhor Projeto de Pesquisa para Administração com exemplos e passo a passo

Projeto de Pesquisa pronto Administração
Faça seu Projeto de Pesquisa na área de Administração com nosso exemplo e dicas importantes

Como sabemos, é no projeto de pesquisa de administração que você irá apresentar os principais elementos presentes durante a elaboração de seu TCC, certo?

No texto de hoje, iremos te ajudar com boas dicas para elaborar um projeto de pesquisa de qualidade, além de te dar um exemplo de projeto de pesquisa pronto para o curso de administração.

→ Aproveite também os vários links que vamos deixar durante o texto para você aprimorar ainda mais seu projeto!

Veja o que trazemos hoje:

 

Pontos importantes em um projeto de pesquisa

Projeto acadêmico de Administração
Tópicos para elaborar seu Projeto de Pesquisa de Administração

Além de ser obrigatório, um projeto é muito importante para demonstrar que sua pesquisa é relevante e viável, isto é, se ela pode ser elaborada com rigor metodológico e científico.

Um projeto de pesquisa possui entre 10 e 12 páginas e é composto por uma série de tópicos que buscam deixar claro para o leitor do que irá se tratar sua pesquisa e futuro TCC.

Como você verá mais adiante, esses tópicos se complementam e ajudam a criar um bom quadro para transformar uma ideia em um trabalho científico como um TCC.

Vamos apresentar brevemente esses tópicos, e você poderá aprofundar em cada um deles através dos links que deixaremos nas explicações.

Logo a seguir, entraremos especificamente no pré-projeto para o curso de administração, combinado?

  • Introdução ou Apresentação do Tema

Nesse tópico, além de deixar claro para o leitor qual é o seu tema de pesquisa, você deve incluir os principais elementos relativos a ele.

Esses elementos podem ser a contextualização histórica, o tempo e o espaço em que o seu tema ou objeto de estudo está inserido.

  • Objetivos

Dentro de um projeto de pesquisa, esse tópico pode aparecer dividido em dois subtópicos: objetivos principais e objetivos específicos (ou secundários).

É importante que você saiba que ao falar dos seus objetivos no projeto de pesquisa, você deve fazê-lo de forma direta.

Vamos te dar um exemplo pra que você entenda melhor.

Vamos supor que o título de seu projeto de pesquisa seja “A administração no contexto da internacionalização de empresas”.

Seu objetivo principal deve aparecer mais ou menos da seguinte forma:

Objetivo principal: analisar as questões administrativas no processo de internacionalização de empresas.

Agora, você deverá apresentar os objetivos específicos, que são os objetivos que irão fazer você chegar ao objetivo geral. O que você terá que coletar, analisar e realizar para tal.

Aprenda mais sobre os objetivos e como encontrá-los para sua pesquisa aqui.

  • Problematização e Hipótese:

Como sabemos, o tema de um TCC precisa ser problematizado. Isso significa que uma pergunta (ou problema de pesquisa) deve guiar sua pesquisa.

E nesse sentido, você deve apresentar uma resposta para essa pergunta. Em um projeto de pesquisa, chamamos essa resposta de hipótese.

  • Justificativa:

Trabalhos acadêmicos como TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado, precisam apresentar uma justificativa que aponte para a relevância daquela pesquisa.

Essa relevância pode partir de vários pontos. Ela pode estar associada com um novo ponto de vista sobre um assunto pesquisado com bastante frequência ou por fornecer uma contribuição científica para um problema da sociedade, por exemplo.

  • Metodologia:

Nesse tópico, você deve detalhar a metodologia de seu trabalho. Isso envolve citar as fontes de pesquisa que você irá utilizar, como seu TCC será estruturado (como a separação de capítulos), se sua pesquisa fará um estudo de caso ou se se será guiada por um referencial teórico específico.

  • Cronograma:

Esse é um tópico importante para informar ao leitor que você possui tempo hábil e que você se organizou para entregar seu TCC dentro do prazo.

No cronograma você deve separar as principais atividades do processo de elaboração do TCC, como leitura da bibliografia, escrita e revisão e encaixá-las de forma razoável no tempo que você terá disponível.

  • Referências Bibliográficas:

Esse é o último tópico de um projeto de pesquisa. Nele, você deve listar as fontes que você utilizou para escrever seu projeto de pesquisa bem como aquelas que você pretende utilizar durante a escrita do TCC.

Agora que já esclarecemos pontos fundamentais de um projeto de pesquisa, vamos dar algumas dicas para construí-lo dentro da área de Administração.

 

Elaborando um projeto de pesquisa na área de Administração

Projeto de Pesquisa em Administração em PDF
Construa seu Projeto na área de Administração com nossas dicas

O campo de estudo da Administração é bastante amplo e pode ser dividido em diversas áreas e subáreas.

Vamos falar mais sobre isso?

Como próprio nome diz, o principal foco do curso de Administração é formar profissionais para atuarem no gerenciamento de empresas, sejam elas públicas ou privadas. Esse gerenciamento pode ser de recursos, movimentações financeiras e até mesmo pessoas.

Um dos objetivos de um profissional de Administração é maximizar os ganhos dentro de uma empresa ou organização. E para que esse objetivo seja atingindo, tal profissional deve se guiar por um conjunto de normas e técnicas que estão amparadas em quatro principais bases: planejamento, organização, direção e controle.

Essas bases são norteadas por algumas áreas do conhecimento.

São elas:

  1. Gestão Estratégica
  2. Marketing
  3. Recursos Humanos
  4. Finanças
  5. Produção
  6. Comercial
  7. Comércio Exterior
  8. Auditoria
  9. Logística

Desta forma, você deve focar em uma (ou algumas poucas) área específica, assim também, sua pesquisa deve ter – dentro da área escolhida – um foco de pesquisa que chamamos de delimitação do tema.

Você deve dar limites, ou seja, estreitar o foco de sua pesquisa, para que não fique muito ampla e seja possível de executar, combinado?

Então, selecione um tema específico dentro da área de administração.

Por exemplo, você pode optar por estudar a gestão de equipes de trabalho, empreendedorismo, finanças empresariais, estratégias de marketing, entre outros.

A seguir, algumas dicas mais gerais para escrever um bom projeto de pesquisa em Administração

  • Toda área de conhecimento possui uma linguagem própria. Nessa linguagem estão inseridos termos e conceitos que são comuns a uma determinada abordagem. Dessa forma, é preciso ter cuidado para não fazer confusões com esses conceitos e usá-los de forma inadequada.

Essa linguagem tão específica é um ponto que você vai usar para fazer seu referencial teórico, apresentando dentro de seu projeto e de sua pesquisa final, os conceitos e ideias.

Utilize-se de boas fontes de informações para apresentar (já em seu projeto) os principais conceitos que sua pesquisa futura vai abordar.

  • Como você intuir a partir das subáreas que listamos, o campo de conhecimento da Administração lida com muitos dados e estatísticas.

Considere a aplicabilidade prática do seu projeto: Projetos de pesquisa na área de administração têm um forte enfoque prático, uma vez que visam resolver problemas empresariais reais. Então, ao desenvolver um projeto de pesquisa, pense em como suas descobertas podem ser aplicadas para melhorar a gestão de negócios.

É muito importante que você faça a coleta desses dados em instituições confiáveis.

Dessa forma, podemos citar aqui o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) como centros de pesquisa que atuam de forma rigorosa e com metodologia científica.

Portanto, fuja de sites como o Wikipédia, que apesar de fornecer informações de forma rápida e simplificada, pode apresentar distorções.

E é importante ter em mente que usar dados e informações que não são confiáveis compromete toda a sua pesquisa e pode até mesmo com que o seu trabalho seja reprovado pela banca de avaliação.

  • Antes de começar a redigir seu projeto de pesquisa em Administração, é muito importante que você leia com atenção o manual de trabalhos de seu curso ou departamento.

Veja que no início do nosso texto nós listamos os principais tópicos que devem constar em um projeto de pesquisa, mas saiba que pode haver pequenas variações de acordo com o manual da sua instituição?

Bom, você deve basear a organização de seu projeto segundo as Normas ABNT, mas como dissemos acima, consulte o manual de sua instituição.

  • Escolha uma metodologia adequada. Em projetos de pesquisa na área de administração é comum utilizar abordagens quantitativas, qualitativas ou mistas.

Realize entrevistas e coleta de dados. Isso é o que dá qualidade a um projeto dentro de sua área.

Para que a pesquisa seja relevante e possa contribuir com a área de administração, é bem importante que você realize coleta de dados – como entrevistas com especialistas, gestores ou proprietários de empresas.

Certamente, as informações obtidas a partir dessas entrevistas vão enriquecer e dar um diferencial que você e a banca vai gostar em sua pesquisa. Fica a dica.

Cada um desses métodos e metodologias tem suas próprias vantagens e desvantagens, então escolha a abordagem mais adequada para sua pesquisa. Leia nosso artigo sobre metodologia e escolha a que mais se adequa ao seu projeto.

 

Projeto de pesquisa pronto administração e sugestões de temas

Projeto de Pesquisa em Administração: exemplo pronto
Exemplo e mais 10 títulos para ter ideias para seu Projeto de Pesquisa para Administração

Separamos um exemplo pronto de Projeto de Pesquisa em Administração para você conhecer e poder ter uma ideia de linguagem, conteúdo, etc.

É um exemplo de projeto para mestrado, mas mesmo que você esteja fazendo uma graduação, pode lhe ser útil.

Abaixo, selecionamos dez títulos que podem te ajudar a escolher o tema do seu TCC em Administração.

  1. A Administração no contexto da internacionalização de empresas
  2. Os elementos constitutivos da Administração contemporânea
  3. O papel da Administração de Empresas na expansão do comércio exterior no Brasil
  4. Uma análise das abordagens teóricas da Administração em empresas públicas e privadas
  5. A inserção de mulheres no mercado de trabalho da área de Administração
  6. Discussões de ética e liderança no contexto da Administração de Empresas
  7. Auditoria e governança corporativa no âmbito da Administração de Empresas
  8. Administração de Empresas e logística de transporte no Brasil
  9. A Administração de Empresas públicas no Brasil: uma análise do caso da Petrobrás
  10. A Administração de Empresas voltada para as indústrias automobilísticas

 

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a elaborar um bom projeto de pesquisa em Administração e assim aumentar as chances de obter sucesso em seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Aproveite nossos links (que deixamos durante o texto) e também os que seguem abaixo para você ter um melhor aproveitamento e aprofundamento em como realizar sua pesquisa.

Boa escrita!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.