Projeto de Pesquisa em educação inclusiva e especial com 3 exemplos e dicas práticas

Educação Inclusiva Projeto de Pesquisa
Guia completo com exemplos e dicas para seu Projeto de Pesquisa na área de Educação Inclusiva e Educação Especial.

A área da educação permite uma infinidade de temas de pesquisa. Uma das áreas de conhecimento que está em evidência no campo do saber é a educação inclusiva e especial. Ótimo para desenvolver um projeto de pesquisa, este tema trata de um conjunto de práticas e políticas que visam garantir o acesso, a permanência e o sucesso de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças ou necessidades educacionais especiais.

Você deve estar bem pro dentro disso, não é?

Mas, como elaborar um projeto de pesquisa sobre educação inclusiva e especial que seja coerente, relevante e original?

Neste artigo, eu vou te mostrar como fazer seu projeto de pesquisa em educação inclusiva e especial, com dicas importantes de professor e ainda vou te dar exemplos em PDF de projetos prontos.

Você vai aprender o que é a educação inclusiva e especial, qual a sua importância para a sociedade e para o conhecimento científico, como fazer um projeto de pesquisa educação inclusiva e como fazer um projeto de pesquisa educação especial.

Você vai ver que o projeto varia conforme o enfoque que você escolher, seja ele histórico, filosófico, pedagógico, psicológico ou sociológico.

Além disso, vai poder aproveitar os links que vou deixar durante o texto que vão te auxiliar com outras partes de seu projeto, e os exemplos de projetos em PDF sobre educação inclusiva e especial que vão te servir de inspiração e modelo.

Quer saber ainda mais?

Veja em nosso índice o que teremos hoje:

 

O que é a educação inclusiva e especial?

Projeto de Pesquisa em Educação Especial
Entenda o que é educação inclusiva e educação especial

O tema da educação inclusiva vem ganhando cada vez mais força nos estudos acadêmicos pela própria necessidade de se pensar em ações e estratégias de garantir acessibilidade a todos.

Quando se pensa numa educação ampla e irrestrita, pensa-se em iniciativas que englobem todos os atores da sociedade brasileira. Mas e o que é uma educação inclusiva e especial?

Primeiro que as duas nomenclaturas são diferentes para esses dois modelos educacionais.

A educação inclusiva parte do pressuposto de que, para estimular a autonomia de todos os estudantes, a sala de aula deve ser formada por alunos com diferentes habilidades e limitações.

Ou seja, é uma abordagem educacional em que se reconhece que cada um dos alunos em uma sala de aula é diverso dos demais e que todos podem aprender convivendo entre si.

Por sua vez, a educação especial é mais restritiva. Isso porque ela é voltada para alunos com deficiências.

Dessa forma, todos os processos de ensino e aprendizagem para esse público-alvo são mais específicos. Esses estudantes ficam em ambientes e salas apropriadas para atender as suas limitações, assim como o conteúdo é transmitido de uma forma diversa dos demais.

Essas informações são relevantes para você? Então aproveite que vai ficar melhor ainda!

 

Importância de pesquisa em educação inclusiva e especial

Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva e sua importância para um estudo acadêmico
O tema Educação Inclusiva e Especial e sua relevância no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa

Portanto, após essa diferenciação entre essas duas formas de educação, torna-se importante para o estudante acadêmico de um curso de Educação aprender como desenvolver um projeto de pesquisa de educação inclusiva e especial.

Produzir um trabalho que contemple ações ou reflexões sobre essas duas formas de processos de ensino e aprendizagem é uma iniciativa importante tanto para o âmbito da academia, quanto para a própria carreira do educador.

Isso porque ele poderá realçar o seu Trabalho de Conclusão de Curso como ferramenta diferenciada em estudos, mas, também, auxiliar para que se construa uma sociedade mais democrática e cidadã para todos os brasileiros.

 

Como fazer um projeto de pesquisa educação inclusiva?

Faça seu Projeto de Pesquisa sobre Educação Especial
Guia de como estruturar seu Projeto em Educação Inclusiva

Agora que você já sabe o que são esses dois campos da educação, é hora de pensar em como fazer um projeto de pesquisa educação inclusiva. Não há diferenças no modelo de um projeto de pesquisa em educação para o inclusivo, ok?

A estruturação e formatação será a mesma.

Ou seja, o estudante deverá cumprir com todas as etapas que um TCC normal demanda. O que poderá ser diferente para um trabalho do outro, dentro do âmbito da educação inclusiva será a abordagem.

Quer um exemplo?

Você poderá fazer um projeto de pesquisa que analise, historicamente, os processos de formação de educadores no Brasil com a compreensão do que é a educação inclusiva.

Com uma pesquisa bibliográfica, você investigará a trajetória desse olhar inclusivo na educação ao longo das décadas. E poderá questionar: quais as mudanças? Melhorias? Erros? E o que precisa ser transformado para contemplar, de fato, um ambiente escolar realmente inclusivo.

Em termos quantitativos, você poderá investigar no âmbito de sua cidade se há projetos educacionais que proporcionem uma sala de aula inclusiva. Essa é uma ótima dica. Seria um diferencial produzir uma pesquisa assim, não acha?

Com dados obtidos junto a escolas e o poder público, é possível observar o atual estágio de implementação da educação inclusiva em sua comunidade.

Também é possível realizar um estudo sobre os impactos da educação inclusiva para a democratização do conhecimento.

Outra sugestão de projeto de pesquisa está na avaliação da realidade dos professores que trabalham com educação inclusiva.

Quais os principais pontos positivos que eles observam nesse modelo educacional e quais os desafios que enfrentam. Com as informações obtidas com os educadores, é possível traçar alternativas e soluções para a área.

 

O projeto em educação especial ou inclusiva varia conforme o enfoque

Pré-projeto de Pesquisa sobre Educação Inclusiva ou Especial com enfoques diferentes
Enfoques para seu Projeto de pesquisa: educação especial ou inclusiva

O como fazer um projeto de pesquisa inclusiva terá variação conforme o enfoque que você deseja abordar. O ideal é que você, primeiramente, busque fontes bibliográficas que abordem o tema. Em seguida, é recomendado que você compile essas informações com fichamento.

Assim, você terá mais facilidade para ter acesso a todos esses dados e informações sobre esse problema de pesquisa. Outra recomendação é analisar o que demais autores e pesquisadores destacam como problemática da adoção, cada vez maior, da educação

inclusiva no país.

Com posse desses posicionamentos, você já conseguirá elaborar um referencial teórico inicial, tendo a possibilidade de, por exemplo, traçar uma análise para a realidade da sua comunidade.

A partir daí o estudante com base em uma metodologia de pesquisa adequada, poderá elaborar o seu projeto de pesquisa com foco no tema que deseja explorar.

 

Como fazer um projeto de pesquisa educação especial

Etapas e estrutura para seu Projeto
Educação Especial: monte seu projeto de pesquisa usando nossas dicas

No âmbito da pesquisa em educação especial, o estudante seguirá o mesmo modelo da dica anterior.

Ou seja, é necessário atender a todas as etapas de um projeto de pesquisa que são: Título, Resumo, Palavras-chave, Objetivos (Geral e Específicos), Metodologia, Justificativa, Introdução, Referencial Teórico.

Com base nessa estrutura, o estudante desenvolverá o projeto contemplando a área da educação especial focando naquilo que deseja obter mais informações; apresentar problemáticas e soluções, ou até mesmo evidenciar o contexto atual da educação especial no Brasil, por exemplo.

Dessa forma, o estudante poderá realizar o seu projeto de pesquisa educação especial tanto sob análise qualitativa, quantitativa ou qualiquantitativa. O certo é que ele deverá delimitar um recorte metodológico que abranja essa área, podendo ser, por exemplo, escolas da rede pública da cidade.

A partir dessa sugestão, o estudante poderá verificar como está a estrutura da rede pública da sua cidade em termos de oferecimento de educação especial. Quantos alunos são atendidos sob essa condição na rede pública de ensino? Quantos profissionais estão aptos a trabalharem com esse público-alvo?

Quais as problemáticas que envolvem todo o contexto educacional da sua comunidade quando se trabalha com educação especial? Há oferta de materiais didáticos adequados? Há formação contínua de educadores que trabalham com alunos especiais?

Há uma série de questionamentos que podem basear o seu projeto de pesquisa em educação especial. O importante é trabalhar, desde cedo, com a coleta de informações que embasem sua pesquisa.

Preferencialmente, com autores com credibilidade que trabalham com o tema e discutam a problemática que você buscará trazer para a sua pesquisa.

 

Projeto de pesquisa em educação especial e inclusiva

Projeto de pesquisa com os temas Educação Especial e Inclusiva
Trabalhe e desenvolva um projeto com a diferença entre os temas

E há também a possibilidade de você desenvolver um projeto de pesquisa sobre educação especial e inclusiva. Para isso, de forma mais ampla, o estudante poderá realizar sua análise sobre a diferenciação entre os dois processos educacionais.

Identificar os prós e contras de cada um desses modelos auxilia na construção de perspectivas para o seu estudo. Da diferenciação às boas iniciativas já realizadas tanto na educação inclusiva quanto na especial, facilitarão para que você consiga desenvolver um tema em conjunto.

O que importa para o estudante que fará um projeto de pesquisa em educação inclusiva e especial é procurar um trabalhar no desenvolvimento de uma análise que contribua para a área, mas também que possa trazer resultados para a sociedade.

Muitas investigações acadêmicas em educação oferecem novos olhares para esse campo do conhecimento e profissional.

Ou seja, além de conquistar mais conhecimentos com sua pesquisa, cumprir com as etapas acadêmicas como a da apresentação do projeto e, o posterior, TCC, um estudo como o que trouxemos nesse conteúdo também aperfeiçoa e qualifica a educação no Brasil.

 

Como ter um Projeto de Pesquisa pronto em PDF sobre educação inclusiva?

Pré-projeto de pesquisa em educação inclusiva em formato PDF
Aproveite os exemplos prontos de projeto de pesquisa sobre educação inclusiva

Você já pensou em ter um projeto de pesquisa pronto em PDF como exemplo e modelo sobre educação inclusiva?

Se você está interessado em estudar esse tema tão importante e atual, um bom modelo vai te inspirar. Aqui você vai encontrar 3 exemplos de projetos de pesquisa de qualidade.

Vai ser ótimo encontrar aspectos relevantes nos projetos de educação inclusiva. São projetos de pesquisa prontos e publicados que você pode usar como referência.

Bom para ajudar a entender a linguagem, a formatação, os autores e as fontes que você deve consultar.

Então, vou te dar duas opções abaixo:

  • Adquira aqui um projeto completo com seu tema, com seu prazo e escrito somente para você, sem plágio e com garantia – LINK
  • Ou tenha acesso a 3 exemplos aqui – LINK

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo. Aproveite para conhecer mais dicas para Projetos de Pesquisa abaixo.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.