Mais de 50 exemplos de Projetos de Pesquisa com Metodologia Bibliográfica

Projeto de Pesquisa Bibliográfica
Guia prático com exemplos de Metodologia de Projeto de Pesquisa Bibliográfica

Precisando daquele exemplo de projeto de pesquisa com metodologia bibliográfica? Temos vários aqui, de várias áreas para você ter como referência!

Na verdade, já são bem mais de 50, já que a listagem só aumenta. Então aproveite nosso artigo.

O levantamento bibliográfico em projeto de pesquisa está presente na maioria dos trabalhos acadêmicos, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorados, artigos científicos, livros e claro, nos projetos de pesquisa como a principal metodologia.

A pesquisa bibliográfica é utilizada como método de pesquisa em trabalhos de diferentes áreas, tanto nas Ciências Humanas quanto nas Ciências Naturais.

Disso, você já deve saber.

Dentro da pesquisa acadêmica como um todo, esse é um processo que deve ser feito de forma minuciosa e com bastante atenção, pois as discussões extraídas dele acabam sendo usadas em todas as partes do trabalho, auxiliando assim a sua argumentação como um todo.

 

Também passa a mensagem de que seu argumento está amparado em outras abordagens. Esse é o principal motivo de fazer a metodologia de um projeto de pesquisa bibliográfica.

 

Bom, e o que vamos trazer para você neste artigo?

Hoje vamos te ajudar a entender tudo isso para saber como fazer a metodologia de um projeto de pesquisa bibliográfica, além claro, de trazer explicações e exemplos dessa metodologia em vários projetos de pesquisa.

Veja no índice abaixo mais o que teremos hoje:

 

Levantamento bibliográfico para projeto de pesquisa: entendendo o básico

Levantamento bibliográfico projeto de pesquisa
Compreenda o objetivo bibliográfico no Projeto de Pesquisa

Geralmente, a Pesquisa Bibliográfica aparece como um tópico em projetos de pesquisa ou em algum tipo de trabalho acadêmico, mas também pode ser o objetivo único de um trabalho que tenha um caráter apenas exploratório.

Por exemplo:

Em um projeto de pesquisa bibliográfica sobre violência doméstica, por exemplo, você pode encontrar variadas citações de fontes que fortalecem e fundamentam os conceitos e argumentos do trabalho, mas também pode ser que a metodologia seja unicamente reunir e apresentar as mais importantes referências sobre o tema.

Isso, você vai perceber melhor nos exemplos que vamos trazer.

Está claro?

Mas então, o que é uma Pesquisa Bibliográfica?

  • Na Pesquisa Bibliográfica você irá reunir aquilo que já foi publicado sobre o tema que você está estudando, tentando abarcar as mais diferentes visões e abordagens sobre o assunto.
  • Começar pesquisando a bibliografia sobre o tema pode ser o primeiro passo ao longo de todo o processo de sua pesquisa e pode guiar todo o caminho que você irá seguir na construção do seu trabalho.
  • Essa etapa pode ser o pontapé inicial de sua pesquisa e também poderá te auxiliar a deixar seu tema mais delimitado e seu objeto de estudo mais claro.

Basta fazer um pequeno exercício mental para entendermos a importância da Pesquisa Bibliográfica nas primeiras fases de seu trabalho acadêmico.

Vamos supor que você queira pesquisar o processo de industrialização no Brasil durante os governos de Getúlio Vargas.

Qual será o primeiro passo?

Fazer um levantamento bibliográfico para seu projeto de pesquisa.

Ou seja, buscar o que já foi escrito sobre o tema, certo?

Então podemos avançar mais.

 

Como fazer a metodologia de um projeto de pesquisa bibliográfica?

Você sabe como fazer uma Metodologia de um Projeto de Pesquisa Bibliográfica?
Metodologia de um Projeto de Pesquisa: o que é e como fazer?

Tendo em mente essas questões acima, vamos falar um pouco sobre a como fazer uma metodologia de um projeto de pesquisa bibliográfica?

Vamos começar perguntando o que é Metodologia dentro de um projeto de pesquisa, ok?

Metodologia é a forma de fazer pesquisa, isto é, um método de trabalho.

Ao falar sobre sua metodologia adotada, você deve informar ao leitor um passo a passo de como sua pesquisa irá se desenvolver.

Este é um tópico importante porque ajuda a apontar se o seu trabalho é viável ou não, além de certificar que ele será feito utilizando rigor científico.

Mas o que é a Metodologia em um projeto de pesquisa bibliográfica?

Basicamente, é a forma com que você irá trabalhar com as fontes que encontrou, ou seja, com as referências bibliográficas.

Podemos começar apontando algumas tarefas envolvidas na Pesquisa Bibliográfica. Veja:

  • Identificação do tema ou assunto;
  • Localização e busca do material, seja ele on-line ou de forma física;
  • Listagem ou organização dos itens encontrados;
  • Trabalho com o material, seja na realização de fichamentos, resumos ou resenhas;
  • Elaboração de um “balanço” dos pontos de vistas e de uma análise crítica do material.

 

Como elaborar passo a passo a metodologia bibliográfica do seu projeto de pesquisa?

Projeto de Pesquisa Bibliográfica: escolha e faça seu trabalho usando fontes seguras
Comece e desenvolva seu trabalho de Projeto de Pesquisa com nosso passo a passo

Vamos fazer um passo a passo pra entender esse método de trabalho, ou seja, Metodologia de Pesquisa Bibliográfica?

Logo depois vamos com os exemplos, ok?

Projeto de pesquisa bibliográfica:  identificação do tema ou assunto 

Não há problema em partir de um tema mais amplo para iniciar sua pesquisa e encontrar as fontes que você irá utilizar em seu trabalho.

Inclusive, como já dissemos, nesse processo inicial de contato com o que já foi escrito sobre o assunto que está pesquisando, você pode ter alguns insights de como delimitar o tema de sua pesquisa.

Vamos te dar um exemplo.

Suponha que seu tema de estudo seja sobre o conjunto da economia brasileira durante os anos em que o país foi presidido por Getúlio Vargas.

Ao fazer uma busca sobre o que foi publicado sobre o assunto, alguns elementos aparecem de forma mais recorrente, como a taxa de industrialização e o aumento do consumo das famílias brasileiras.

Digamos que esses dois elementos que citamos como exemplo te ajudem a delimitar o tema e problematizá-lo ao mesmo tempo em que você poderá ir refinando suas buscas futuras.

 

Projeto de pesquisa bibliográfica:  a busca 

Projeto de Pesquisa Bibliográfica: alguns exemplos de onde encontrar fontes
Dicas de onde encontrar fontes confiáveis para seu Projeto de Pesquisa

Tenha em mente que as fontes que você irá utilizar em sua pesquisa são confiáveis e estão de acordo com o rigor científico solicitado pela academia. Esse é um detalhe extremamente importante e que gostamos sempre de ressaltar em nossas dicas.

Fuja de sites como Wikipédia. Sabemos que esses sites muitas vezes disponibilizam informações de forma rápida e resumida, mas que não estão embasadas cientificamente e que podem comprometer toda a sua pesquisa.

Levando isso em consideração, você pode fazer buscas on-line e em bibliotecas físicas. Veja alguns exemplos:

  1. Sites como o Scielo, Google Acadêmico e Portal da Capes abrigam textos acadêmicos dos mais variados temas. São plataformas exclusivamente ligadas a publicação de trabalhos científicos e que você terá segurança em usar em sua pesquisa.
  2. Além das bibliotecas físicas das universidades em que você pode consultar e tomar livros emprestados, em seus sites podemos encontrar um repositório com as dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas em seus diferentes programas de pós-graduação;
  3. Caso a sua pesquisa utilize documentos, muitos deles hoje em dia também podem ser encontrados de forma on-line. Você também pode visitar as repartições públicas que abrigam documentos e solicitar a consulta.
  4. Utilize palavras-chave para aprimorar sua pesquisa e conseguir resultados mais próximos ao assunto que está pesquisando.

Voltando ao exemplo que utilizamos acima, poderíamos colocar no campo de busca dessas plataformas as seguintes palavras-chaves:

Industrialização, Getúlio Vargas, Brasil, economia brasileira.

 

Projeto de pesquisa bibliográfica: análise do Material

Projeto de Pesquisa Bibliográfica: observe o material escolhido
Dicas de como trabalhar com o conteúdo desejado no Projeto de Pesquisa

Após reunir um bom material a partir das buscas que você realizou, o próximo passo é trabalhar com seu conteúdo.

  1. Busque fazer resenhas, resumos e fichamentos para deixar seu trabalho mais organizado.
  2. Tente separar esse material em categorias e subcategorias de acordo com a abordagem dos autores.
  3. A partir da leitura dos diferentes pontos de vista, tente apontar suas concordâncias e discordâncias com o argumento do autor, apontar as omissões e lacunas nos trabalhos. É muito importante que você faça uma leitura crítica e exploratória.
  4. Os resumos podem te auxiliar a organizar o trabalho, mas lembre-se que a Pesquisa Bibliográfica não é apenas um resumo de diferentes trabalhos. É necessário realizar uma discussão em torno do que foi escrito.

Todas essas dicas e exemplos do texto fazem parte da uma forma de trabalhar com Pesquisa Bibliográfica, ou seja, uma Metodologia em Pesquisa Bibliográfica.

Caso você precise falar especificamente de como irá trabalhar este tópico, você pode utilizar essas dicas como exemplo.

Agora vamos aos exemplos?

 

Exemplos de projetos de pesquisa bibliográfica

Listagem de exemplos de Projetos de Pesquisa Bibliográfica
Exemplos de Projetos com Metodologia Bibliográfica

Partindo de tudo o que foi dito acima, você compreendeu que toda pesquisa tem sua busca bibliográfica para fundamentar os principais conceitos e argumentos, correto?

Assim, separamos uma listagem de exemplos de projetos com metodologia bibliográfica, assim como com outras metodologias, mas que você verá citações de fontes e referências das mais diversas.

Você encontrará:

  • Projeto de pesquisa bibliográfica pronto serviço social
  • Projeto de pesquisa bibliográfica sobre violência doméstica
  • Entre muitos outros

Então, clicando aqui você tem acesso a variados trabalhos de diversas áreas.

Esperamos que aproveite também nossos outros artigos abaixo.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.