Domine as 11 Etapas de um Projeto de Pesquisa Completo!

Conheça as Etapas do Projeto de Pesquisa
Conheça as 11 Etapas de elaboração de um projeto de pesquisa

Quer saber todas as Etapas de um Projeto de Pesquisa? Então prepare-se! Vamos repassar juntos todas as etapas da elaboração de sua pesquisa.

Está pronto(a)?

Elaborar um projeto de pesquisa é um trabalho complexo que pode gerar muitas dificuldades para quem nunca passou pela experiência ou não conhece o processo.

Mas se você tiver as informações certas, conseguirá desenvolver um bom trabalho.

Garantia de professor!

Assim, passo a passo você será capaz de progredir com sucesso.

→ Você também vai gostar de ler: Projeto de Pesquisa Pronto, tenha o seu!

 

Conheça o que teremos hoje em nosso artigo especial no índice abaixo:

 

Etapas de Elaboração de um Projeto de Pesquisa

Etapas de elaboração de um Projeto de Pesquisa
Elabore o Projeto de Pesquisa utilizando etapas de forma correta

É muito importante que você saiba sobre estas 11 etapas, para seguir de forma correta e não ter que mudar tudo no meio do caminho!

Elaboramos esse artigo para que você não tenha dificuldades. Além de sinalizar outros artigos que certamente vão te ajudar neste trabalho acadêmico.

Vamos lá?

 

Etapa 1 – Escolha do tema

Escolha de tema é a primeira das etapas de um Projeto de Pesquisa
Primeiro passo: elabore seu Projeto de Pesquisa escolhendo seu tema

Essa é o primeiro passo para você começar a elaborar o projeto de pesquisa. Todo o seu trabalho será desenvolvido com base no tema escolhido.

Selecionar um tema é delimitar um assunto estabelecendo limites ou restrições para o desenvolvimento da pesquisa pretendida.

A escolha do tema pode surgir com base na sua observação do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas já realizadas e em estudo da literatura especializada.

Com a escolha do tema você poderá finalmente selecionar e pesquisar a bibliografia da área.

 

Etapa 2 – Formulação do problema 

Formulação de problema é uma importante etapa que ajuda a identificar onde seu Projeto de Pesquisa vai chegar
Formação de problema: passo importante para desenvolver e direcionar o Projeto de Pesquisa

Nessa etapa você vai identificar qual problema dentro do tema escolhido você deseja responder. É o problema que vai de fato delimitar a sua pesquisa e orientar o direcionamento que você vai dar ao trabalho.

Para se chegar à formulação do problema, é importante que você reflita sobre qual questão deseja entender e responder. Pense que essa será a forma de você de fato contribuir com a área na qual você tem interesse em se especializar.

É importante que a formulação do problema esteja adequada, pois todos os passos seguintes dependerão dela.

 

Etapa 3 – A introdução 

Introdução: parte essencial dentro das Etapas do Projeto de Pesquisa
A introdução é parte essencial dentro do seu Projeto de Pesquisa

Agora que você já tem o tema e o problema central da pesquisa, chegou o momento de começar a desenvolver a escrita do projeto. A primeira parte do texto é a introdução. Nela, você vai dar uma ideia geral do que será a sua pesquisa e direcionará o leitor para a leitura das outras partes.

Por incrível que pareça, muitas pessoas preferem deixar a introdução por último, porque como ela precisa trazer as informações prévias do projeto, é mais fácil fazer isso quando o texto já está todo pronto.

→ Aprenda a fazer uma ótima introdução lendo o artigo: Melhores dicas para fazer a Introdução do Projeto de Pesquisa 

 

Etapa 4 – Revisão bibliográfica

Estudo de Bibliografia: parte essencial do Projeto de Pesquisa que fornecerá elementos e evitará um trabalho repetitivo
Revisão bibliográfica dará embasamento ao seu projeto

Nesta etapa você deverá pesquisar quem já escreveu sobre o tema que você vai trabalhar, o que já foi publicado sobre o assunto, que aspectos já foram abordados, quais as lacunas existentes na literatura.

Esse passo é muito importante pois fornecerá elementos para que você evite fazer um trabalho repetitivo sem informações novas e diversificadas. Além disso, a revisão de literatura favorece definições mais precisas com relação ao problema a ser estudado.

 

Etapa 5 – A justificativa

Etapa 5 do Projeto de Pesquisa: justificando o tema e a razão do mesmo
Justificativa: importância do Projeto de Pesquisa

Nesta etapa você irá refletir sobre “o porquê” da realização da pesquisa procurando identificar as razões da escolha do tema e sua relevância para a área.

A sua justificativa deve ser convincente, pois é ela que vai explicar por que a sua pesquisa deve acontecer.

Aprenda mais sobre como elaborar a justificativa com exemplos.

 

Etapa 6 – Objetivos

Nos objetivos você deverá sintetizar o que pretende alcançar com a pesquisa. O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar, enquanto os objetivos específicos explicitarão os detalhes e serão um desdobramento do objetivo geral.

Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo como apontar, definir, discutir, refletir, desenvolver, demonstrar, interpretar etc.

Exemplo: O objetivo da pesquisa é desenvolver um método de análise de dados para a educação (…).

 

Etapa 7 – Metodologia

Escolha da Metodologia do Projeto de Pesquisa
Quais os métodos utilizados no seu Projeto de Pesquisa?

Nesse momento você deverá fazer a descrição dos métodos, procedimentos e ações que empregará para alcançar os seus objetivos. Para isso, deverá escolher qual ou quais métodos utilizará durante a pesquisa.

A metodologia deve estar sempre embasada em um referencial teórico que fale a respeito do método abordado e contextualizada com os objetivos do trabalho.

→ Aprenda mais em: Guia de Metodologia para Projeto de Pesquisa com Exemplos

 

Etapa 8 – Cronograma 

Cronograma: ordena as ações e o tempo de execução durante a Pesquisa
Projeto de Pesquisa: cronograma é apresentado em tabela

O cronograma é a última etapa do projeto. Nele você vai ordenar as ações e tempo de execução de tudo que precisará ser feito durante a pesquisa.

Geralmente ele é apresentado em formato de tabela.

 

Etapa 9 – Bibliografia

Depois de tudo pronto, você precisará montar a bibliografia do seu projeto. Todos os trabalhos científicos que você tiver utilizado como base para construir o seu texto, seja artigos, livros, teses, entre outros, devem entrar na bibliografia.

É muito importante que ela esteja nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se você não conhece, há manuais com as normas da ABNT disponíveis na internet. As instituições de ensino também costumam fornecer esse material.

 

Etapa 10 – Revisão e Normas da ABNT

Projeto de Pesquisa: revisando o texto e usando as normas da ABNT
Finalize o Projeto de Pesquisa dentro das Normas ABNT

Muitos estudantes têm dificuldade com a escrita ou em colocar o trabalho nas normas da ABNT. Por isso, ao terminar o projeto, é sempre importante fazer uma releitura do próprio texto com a intenção de revisar e corrigir falhas e erros textuais e de normas.

Se você tiver muita dificuldade com a escrita, pode optar por contratar os serviços de um revisor de texto que poderá garantir que tudo fique certo com o seu trabalho.

 

Etapa 11 – Elementos pré-textuais

Componentes pré-textuais dentro das normas da ABNT
Projeto de Pesquisa: capa, contra-capa e sumário dentro das Normas ABNT

Normalmente todo projeto de pesquisa conta com os chamados elementos pré-textuais que são capa, contra-capa e sumário. Esses elementos também precisam estar nas normas da ABNT.

O sumário nem sempre é obrigatório, principalmente se o projeto tiver poucas páginas, mas se precisar colocar, verifique se os títulos e o número de páginas correspondentes estão corretos.

Capa e contra-capa também precisam estar nas normas da ABNT, então, fique atento! Nada de fazer capas com imagens, desenhos, ou letras muito grandes. Na dúvida, consulte um manual com as normas da ABNT! Esteja com ele sempre ao seu lado para que possa consultá-lo sempre que necessário. E tenha certeza, você precisará dele mais do que imagina.

Agora você conhece todas as etapas para elaboração de um projeto de pesquisa e sabe quais são as especificidades de cada uma.

Seguindo essa direção, certamente você conseguirá desenvolver o seu trabalho com sucesso. Agora é só dar o primeiro passo e continuar seguindo em frente. Bom trabalho!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.