Como fazer um plano de trabalho para Projeto de Pesquisa?

Plano de Trabalho Projeto de Pesquisa pronto
Aprenda como preparar o Plano de Trabalho para seu Projeto Pesquisa

Um plano de trabalho para projeto de pesquisa é um tópico obrigatório, seja ele de TCC (como em uma monografia), de dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

É bem comum que os alunos fiquem confusos na hora de desenvolver esse tópico em seus projetos.

Por isso, no texto de hoje vamos trazer algumas informações que irão te ajudar a ter o plano de trabalho do seu projeto de pesquisa pronto.

Você também irá aproveitar os links que deixamos durante o texto.

Veja o que traremos em nosso artigo de hoje:

 

Entendendo o que é um plano de trabalho em diferentes tipos de projetos de pesquisa

 O que é Plano de Trabalho no Projeto de Pesquisa e seus tipos
Compreenda o Plano de Trabalho nos muitos tipos de Projetos de Pesquisa

Como dissemos acima, existem projetos de pesquisa de monografia (ou outros tipos de TCCs) para os alunos da graduação, projetos de dissertação de mestrado e de tese de doutorado.

O que difere esses projetos de pesquisa?

Basicamente, é o tempo que o aluno terá para desenvolver seu trabalho e o tamanho, ou seja, o número de páginas da pesquisa finalizada.

Em geral, o prazo para escrever uma monografia é de seis a doze meses.

A dissertação de mestrado é de um a dois anos

A tese de doutorado possui um prazo máximo de quatro anos.

Quanto ao número de páginas, não existe uma regra específica. Portanto, aqui vamos te dar apenas uma ideia, certo?

  1. Monografia: entre 30 e 80 páginas
  2. Dissertação de Mestrado: entre 90 e 200 páginas
  3. Tese de doutorado: entre 150 até 500 páginas.

Como dissemos, não é uma regra, estamos no baseando no que é comum ver por aí.

Compreender essas limitações de tempo e espaço é fundamental antes de iniciar a escrita de seu plano de trabalho ou cronograma.

 

Como fazer um plano de trabalho para projeto de pesquisa?

Plano de Trabalho e cronograma de Projeto de Pesquisa: etapas da organização
Saiba como fazer um Plano de Trabalho para Projeto de Pesquisa

Quer aprender como fazer um plano de trabalho para projeto de pesquisa? Então saiba que o ideal é que o tópico do plano de trabalho ou cronograma apareça em seu Projeto de Pesquisa na forma de uma tabela.

Isso mesmo.

No caso de um projeto de pesquisa para graduação ou pós (especialização), como para uma monografia, por exemplo, é comum que a tabela seja dividida por meses.

 

Já no projeto de um projeto de dissertação de mestrado, os alunos costumam dividir por semestres. E no caso de tese de doutorado, a divisão pode ser por ano ou semestre.

Agora vamos falar um pouco dos tópicos que são recomendados estar presentes no Plano de trabalho.

Aposto que você quer um exemplo de plano de trabalho para projeto de pesquisa.

Vamos fazer uma separação entre os projetos de pesquisa de graduação, ou seja, de monografia e os de pós-graduação, isto é, de mestrado e doutorado.

Como já dissemos, a construção de uma monografia ou TCC geralmente leva doze meses.

Veja este exemplo.

Você pode dividir as etapas da seguinte forma:

  1. Organização do material de pesquisa: essa etapa consiste basicamente em organizar as referências bibliográficas que você irá utilizar para escrever sua monografia ou TCC. Esse material pode ser obtido de forma on-line ou em bibliotecas físicas.
  2. Leitura, resumo e resenhas: nessa etapa, você irá lidar com o conteúdo do material que você organizou. É bastante aconselhável que você faça resumos e resenhas críticas dos textos, livros, capítulos de livros e artigos que você leu.
  3. Coleta e tratamento de dados: Caso você faça uso de dados socioeconômicos ou de outra natureza em sua pesquisa, também é importante que se dê atenção especial para a fase em que você irá buscar e recolher os dados, bem como analisa-los.
  4. Escrita dos capítulos: nessa etapa, você pode fazer uma subdivisão para estipular um tempo específico para a escrita de cada um dos capítulos do seu trabalho.
  5. Correções e alterações: Recomenda-se que seja dispensado pelo menos um mês para realizar as correções e alterações solicitadas pelo orientador do trabalho.
  6. Entrega final e defesa: é a última etapa e também deve constar no plano de trabalho ou cronograma.

Esquemas de plano de trabalho ou cronograma muitas vezes assustam os alunos porque não pressupõem que possa haver alterações durante o processo de escrita da monografia ou TCC.

Mas fique tranquilo!

 

Apresentar um plano de trabalho ou cronograma é importante para te ajudar na administração do tempo e assim cumprir o prazo estabelecido.

 

Também serve para passar ao avaliador do seu projeto de pesquisa a mensagem de que você fez um planejamento para escrever seu trabalho.

Bom, acima falamos de um projeto de pesquisa de monografia ou TCC. Ou seja, projetos apresentados em cursos de graduação.

Então, qual a diferença de projetos de dissertação de mestrado e tese de doutorado?

Como dissemos anteriormente, além da complexidade, é claro, as principais diferenças são relativas ao tempo e número de páginas.

Além disso, a fase em que o aluno da pós-graduação deve cumprir as disciplinas também deve fazer parte do plano de trabalho ou cronograma.

Fora esses detalhes, não há muita diferença nos itens que devem estar presentes em projetos de dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Por fim, tenha em mente que é importante ser razoável quanto à distribuição do tempo para cada tarefa. Isso quer dizer que não faz sentido dispensar quatro meses para reunir o material que será consultado e apenas dois para redigir os capítulos, certo?

Agora que já demos exemplos e apresentamos de forma detalhada como deve ser elaborado um plano de trabalho ou cronograma para um projeto de pesquisa, vamos te dar algumas dicas mais gerais que possam te auxiliar no processo de escrevê-lo.

O objetivo de um projeto de pesquisa é apresentar ao leitor seu tema e delimitação, seus objetivos, hipótese, justificativa, metodologia, plano de trabalho ou cronograma e as referências bibliográficas.

Um projeto de pesquisa que não apresente todos esses tópicos é um projeto incompleto.

É fundamental apresentar seu tema de forma clara e objetiva. Lembre-se que deve estar claro qual é o seu objeto de estudo e seus recortes de tempo e espaço.

Seja razoável ao apresentar seus objetivos e hipótese. Não prometa aquilo que não poderá cumprir nem se preocupe em “inventar a roda”. O importante é elaborar um trabalho original, com embasamento científico e que busque responder a um questionamento.

Seu trabalho deve apresentar uma Justificativa. Mas o que significa isso?

Isso quer dizer que você deve expor a importância do seu trabalho. Você pode justificá-lo apontando que é um tema caro à vida em sociedade, ou um assunto pouco estudado, por exemplo.

No tópico da metodologia é onde você vai informar a forma como irá trabalhar. Cite os principais autores e linha teórica que pretende seguir e como seu trabalho será divido.

Nesse tópico, é aconselhável que você detalhe a separação dos capítulos e as fontes que pretende utilizar em cada um deles.

Mais dicas para seu plano de trabalho e cronograma de projeto de pesquisa

Monte seu Projeto de Pesquisa Plano de Trabalho usando nossas dicas valiosas
Projeto de Pesquisa: sugestões para seu Plano de Trabalho

Trabalhos acadêmicos são produções muito importantes e que influenciam pessoas e políticas. Portanto, lembre-se que sua pesquisa deve ser construída a partir de informações e dados confiáveis.

Pesquisas que apresentam argumentos pautados em dados não confiáveis e inverídicos mostram não ter rigor metodológico e podem ser reprovadas.

Escreva seu trabalho fazendo uso da norma culta da Língua Portuguesa. Lembre-se que é muito importante passar seriedade ao leitor. Portanto, não utilize gírias e sempre informe o significado de siglas e abreviaturas na primeira vez que apareceram no texto. Evite ficar “dando voltas” para apresentar seu argumento.

Você deve sempre citar os autores que utilizou para realizar seu trabalho. Pesquise sobre citações diretas e indiretas para não cometer erros.

Caso utilize dados socioeconômicos em sua pesquisa, você também deve indicar onde eles foram coletados.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para ajudar a deixar seu projeto de pesquisa um trabalho de excelência.

Boa escrita e boa sorte.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.