Guia de Metodologia para Projeto de Pesquisa com Exemplos

Guia de Metodologia de Projeto de Pesquisa com Exemplos
Aproveite nosso guia completo de Metodologia para seu Projeto de Pesquisa

Se você vai elaborar uma pesquisa acadêmica, certamente precisará definir qual metodologia para projeto de pesquisa será utilizada para atingir os seus objetivos.

Muitos estudantes enfrentam grandes dificuldades na hora de escolher o tipo de metodologia mais adequada para conduzir os seus estudos e seu projeto de pesquisa.

Mas conhecendo bem o seu propósito e os tipos de metodologias disponíveis, esse caminho fica mais fácil.

Se você quer saber o que é a metodologia de um projeto de pesquisa e quais são as metodologias disponíveis para executar uma pesquisa, não se preocupe.

Nesse artigo você vai encontrar tudo o que precisa, além de exemplo de metodologia de projeto de pesquisa.

 

Veja o que teremos de especial em nosso artigo de hoje a partir de nosso índice:

 

O que é a Metodologia em um Projeto de Pesquisa?

Você sabe o que é a Metodologia de um Projeto de Pesquisa?
Metodologia para Projeto de Pesquisa: significado e utilização

Para entender melhor todo o processo, vamos começar vendo o significado e conceito de Metodologia para seu Projeto.

 

A metodologia é a descrição dos processos e etapas de pesquisa. Ela define quais serão os procedimentos utilizados para que se atinja o objetivo do trabalho. Dessa forma, a metodologia tem a função de organizar como será feita a coleta e análise de dados. E tem mais…

A metodologia é uma das partes mais importantes de um projeto de pesquisa, pois ela poderá ajudar ou dificultar a sua tarefa.

Por isso precisa ser muito bem elaborada e pensada passo a passo.

Há diferentes tipos de metodologias disponíveis, e entendendo cada uma delas você pode escolher a mais adequada para você, facilitando a escolha e elaboração da pesquisa.

Vamos conhecê-las?

→ Você também vai aproveitar este artigo: Projeto de Pesquisa Pronto, tenha exemplos como base

 

Tipos de Metodologia para Projetos de Pesquisa

Conheça os tipos de Metodologia para Projeto de Pesquisa.
Entenda os tipos de Metodologia para Projeto de Pesquisa

Antes de aprofundar nos tipos de metodologia, é necessário compreender qual é o tipo de pesquisa que você vai conduzir.

Vamos seguir passo a passo para você não se perder.

 

1-

Primeiramente você precisa definir qual é a abordagem do trabalho. Essa é uma forma de classificar a metodologia.

Ela pode ser qualitativa ou quantitativa, ou ter as duas classificações. A escolha vai depender da área, do objeto e dos objetivos. Vamos compreender melhor as duas?

Pesquisa qualitativa: como o próprio nome diz, ela avalia a qualidade, as características da relação entre o mundo, o contexto e o sujeito. Ela tem natureza descritiva e seus objetos não são quantificáveis.

Pesquisa quantitativa: é a melhor opção para se realizar análises quantificáveis. Nela você poderá coletar dados numéricos e analisá-los em seu trabalho.

 

2-

A segunda forma de classificar uma pesquisa científica é quanto à sua natureza, que pode ser básica e a aplicada.

Pesquisa básica: gera conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista.

Pesquisa aplicada: gera conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos.

Uma outra forma de classificar a metodologia é pelos objetivos. Essa classificação dependerá do objeto, metodologia empregada e problema de pesquisa. A partir desse ponto você poderá realizar:

Pesquisa exploratória: tem o objetivo de compreender um problema. Para isso, envolve levantamento bibliográfico, entrevistas, análises de exemplos.

Pesquisa descritiva: tem o objetivo de caracterizar algum fenômeno específico. Estabelece relações entre variáveis, o que envolve técnicas de coleta de dados padronizados, como questionários e técnicas de observação.

Pesquisa explicativa: tem o objetivo de identificar os fatores que determinam fenômenos e explica o porquê das coisas.

 

3-

Há também os tipos de pesquisa científica quanto aos procedimentos.

Ao desenvolver a metodologia, você precisará definir o tipo de procedimento que será utilizado. Há diversos tipos e certamente um deles será o mais adequado para a sua pesquisa. Para isso é preciso conhecer um pouco de cada um.

Pesquisa experimental: nela se determina um objeto de estudo e as formas de controle e de observação dos efeitos que uma variável produz no objeto. Tem natureza mais prática.

Pesquisa bibliográfica: já a pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, Internet etc. Essa categoria de pesquisa é um tipo de revisão bibliográfica, ou levantamento bibliográfico.

Pesquisa documental: a pesquisa documental é elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico como, por exemplo, uma carta.

Pesquisa de campo: realiza-se investigações por meio da coleta de dados junto às pessoas, somando à pesquisa bibliográfica e/ou documental. Pode-se usar a pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação, pesquisa participante, entre outras.

Estudo de caso: o estudo de caso envolve o estudo profundo de um ou poucos objetos buscando detalhamento. Os exemplos mais comuns para esse tipo de estudo são os que focalizam apenas uma unidade como um indivíduo ou um pequeno grupo.

Pesquisa-ação: na pesquisa-ação associa-se teoria e ação. Os pesquisadores e participantes da situação ou problema se envolvem de modo cooperativo ou participativo.

Pesquisa etnográfica: usa-se a pesquisa etnográfica para se realizar o estudo de um grupo ou povo para entender seu modo de vida, comportamento, entre outros.

Até aqui vimos os principais tipo de metodologias. Agora vamos aprender como ela deve ser desenvolvida no seu projeto?

 

Exemplo de como elaborar a metodologia no seu projeto de pesquisa?

 Como desenvolver e apresentar a Metodologia em seu Projeto de Pesquisa
Desenvolva com exemplos a Metodologia de um Projeto de Pesquisa

Para elaborar e apresentar a metodologia no seu projeto de pesquisa, responda as seguintes perguntas:

  • Qual tipo de pesquisa que farei?
  • Como farei a obtenção de dados?
  • Como farei a análise desses dados?
  • Quais tipos de problema quero solucionar?

Por meio das respostas dadas, você chegará na metodologia mais adequada para o seu trabalho.

Vamos entender isso por meio de um exemplo prático de metodologia de Projeto de Pesquisa?

Siga este passo a passo.

Imagine que você deseja saber como a tecnologia de informação pode ajudar uma determinada população ribeirinha a expandir o turismo local, por exemplo.

A abordagem do trabalho pode ser tanto quantitativa como qualitativa, pois você pode analisar isso em termos de números de pessoas que utilizaram tecnologia e obtiveram resultados, por exemplo. Ou pode apenas fazer uma avaliação qualitativa para observar os impactos.

Depois disso, precisa definir se vai fazer uma pesquisa básica ou aplicada.

Ou seja, você vai apenas pesquisar outras publicações que já realizaram esses estudos para chegar a uma conclusão ou vai à campo para fazer uma pesquisa prática?

Se optar pelo básica, você fará uma pesquisa apenas bibliográfica. Mas se for pela segunda opção, pode realizar uma pesquisa de campo, exploratória ou etnográfica. Tudo dependerá de quais são os seus objetivos.

Entendeu como funciona? Acho que agora ficou mais claro com este exemplo passo a passo, não é?

É importante que você deixe claro no seu trabalho todos os seus passos, o porquê de suas escolhas.

É importante também embasar teoricamente cada uma delas.

 

Exemplo de metodologia de projeto de pesquisa bibliográfica 

Metodologia Projeto de Pesquisa Exemplo
Exemplo de Projeto de Pesquisa que utiliza Pesquisa bibliográfica

Trazemos abaixo para ilustrar um exemplo de projeto de pesquisa com pesquisa bibliográfica.

Veja como o autor mostra ao leitor os itens que vai destacar em sua futura pesquisa, apresentando autores mais importantes referentes aos pontos destacados.

Assim também você deve explicitar quais conceitos e pontos que irá desenvolver em seu trabalho acadêmico e ir traçando uma “conversa” entre os autores.

Sempre apresentando-os por meio de citações diretas ou citações indiretas, devidamente identificadas.

Veja como ficou, no exemplo de projeto de pesquisa bibliográfica abaixo:

Modelo de Metodologia para Projeto de Pesquisa

Fonte do exemplo acima: AVALIAÇÃO DO PERFIL PSICOFARMACOLÓGICO E TOXICOLÓGICO DE Indigofera suffruticosa MILL e Dioclea grandiflora Mart. ex. Benth EM ROEDORES – Disponível em: http://s3.amazonaws.com/publicationslist.org/data/e.r.almeida/ref-39/Projeto_Edvaldo_Indigofora_Diocleia.pdf / Acesso em: 03/06/2022


 

Ufa! Bastante aprendizagem por hoje, não é mesmo. Mas agora você já está mais do que preparado para elaborar a sua metodologia.

Que tal começar?

Aproveite nossos outros conteúdos abaixo.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.