Guia com Exemplos para Projetos de Pesquisa em Direito

Projeto de Pesquisa Direito
Projeto de Pesquisa em Direito: guia passo a passo com modelos para ajudar na sua pesquisa acadêmica

No artigo de hoje trazemos passo a passo para você preparar seu projeto de pesquisa na área de direito. Como é uma área ampla, vamos dar a você dicas para fazer uma boa escolha, além de trazer 20 modelos de projeto de TCC de direito prontos.

Daremos detalhes de itens como seu objeto de pesquisa, hipótese, cronograma, entre outros e também links dentro do texto que vão fazer você aprofundar ainda mais em sua pesquisa.

Com tantas dicas, você vai saber como fazer um projeto de TCC de direito com qualidade.

Podemos começar?

Veja no índice abaixo o que teremos hoje!

 

O que você precisa saber sobre um Projeto de Pesquisa de TCC na área de direito?

Modelo de Projeto de TCC Direito: informações relevantes
Entenda tudo a respeito de Projetos de Pesquisa de TCC na área de Direito

Antes de falarmos sobre as dicas e temas interessantes para escrever um projeto de pesquisa na área do Direito, é muito importante deixar alguns pontos claros sobre o projeto de pesquisa em si.

O objetivo do projeto de pesquisa é criar uma espécie de roteiro para o um futuro TCC (monografia, artigo, etc) e mostrar para o avaliador que sua pesquisa possui viabilidade e justificativa.

O projeto de pesquisa é redigido fazendo uma separação por tópicos.

Veja este passo a passo para elaborar seu projeto de TCC para direito:

  • Introdução ou Apresentação do Tema: Como o próprio nome sugere, nesse tópico você deve “apresentar” ou “introduzir” o seu tema de pesquisa fazendo referência aos seus principais aspectos.

Dessa forma, é preciso ter em mente que você deve trazer informações como o seu objeto de estudo, isto é, o que você está analisando, bem como o tempo e espaço em que essa análise se dá.

  • Objetivos: Em um projeto de pesquisa, é basicamente o trabalho que você irá desempenhar. Vamos supor que seu objeto de pesquisa seja a Constituição Federal de 1988. Veja como deve aparecer no projeto de pesquisa: “Objetivo principal: analisar a Constituição Federal estabelecida no ano de 1988”

Veja que você deve apontar de forma clara e direta o objetivo de sua pesquisa. Não é necessário “dar voltas” para informá-lo ao leitor.

Além disso, você pode estabelecer um objetivo secundário. Nesse caso, ele também aparece de forma direta no texto.

  • Hipótese: Um trabalho acadêmico como um TCC deve ser problematizado e guiado por uma pergunta. Essa pergunta, por sua vez, deve ser seguida de uma resposta, ou melhor dizendo, uma hipótese.
  • Justificativa: A justificativa em um projeto de pesquisa diz a respeito a importância de se investigar um determinado assunto. Você precisa transmitir ao leitor que a sua pesquisa produz impactos acadêmicos, científicos ou mesma na vida em sociedade.
  • Metodologia: Nesse tópico, você deve escrever sobre a forma como irá desenvolver sua pesquisa, as fontes bibliográficas e dados que irá utilizar, a divisão dos capítulos e por qual perspectiva teórica irá se guiar. Aprenda mais sobre Metodologia para Projeto de Pesquisa.
  • Cronograma: Esse tópico diz respeito ao planejamento do tempo que você terá para desenvolver seu TCC. O ideal é que você faça essa separação por meses e por atividade. As atividades são: leitura da bibliografia, escrita, revisão, correções e coisas do tipo.
  • Referências: Você deve apresentar de forma listada e em ordem alfabética as referências bibliográficas que utilizou tanto para escrever seu projeto de pesquisa quanto as que pretende usar para escrever o TCC.

 

→ Você pode se especializar e aprofundar ainda mais esta parte de desenvolvimento do projeto lendo nossos artigos especiais:

 

Agora que já falamos um pouco sobre as características de um projeto de pesquisa de TCC, vamos falar um pouco de como realizar esse trabalho na área do Direito.

 

Projeto de Pesquisa em Direito: dicas importantes de como fazer!

Como fazer um Projeto de TCC de Direito?
Primeiros passos para fazer um bom Projeto de Pesquisa em Direito

O curso de Direito é um dos cursos mais antigos do mundo, sendo pesquisas ligadas à sua área de extrema importância para a vida em sociedade.

Além disso, é muito importante ter em mente que o Direito possui diversas áreas e subáreas.

Você já deve ter a sua área preferida e escolhida para realizar sua pesquisa, mas vamos destacar as mais importantes e após isso, passamos para dicas em geral e também os modelos de projetos de pesquisa de direito.

Preparado(a)?

 

  • Direito Civil

É a área do Direito que trata as questões individuais dos cidadãos, como assuntos sobre bens e propriedades e questões familiares (herança, divórcio, guarda dos filhos).

A área Civil é considerada a mais ampla do campo do Direito e, sendo assim, possui uma série de subáreas, como direito contratual e responsabilidade civil.

 

  • Direito Ambiental

É uma área que tem ganhado cada vez mais notoriedade e importância uma vez que debates em torno do meio ambiente tem avançado na sociedade civil. É nesse âmbito em que se discute licenciamentos e infrações ambientais.

 

  • Direito Empresarial

É onde se discutem as questões relacionadas às empresas e ao comércio. Nesse sentido, é a área do Direito que versa sobre abertura e fechamento de empresas, define termos contratuais, questões relacionadas à propriedade intelectual, como marcas e patentes. Além disso, também media o processo de recuperações judiciais.

 

  • Direito do Consumidor

É área do Direito que trata da mediação das questões entre consumidores e clientes e fornecedores e prestadores de serviço. Nesse âmbito, o profissional do Direito é guiado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Assim, como o Direito Ambiental, essa também é uma área que tem ganhado mais notoriedade.

 

  • Direito Penal

O Direito Penal é área do Direito que trata as questões que estão codificadas como crimes e contravenções pela lei brasileira, como assassinatos, roubos e outros tipos de delitos contra a propriedade e à pessoa humana.

 

  • Direito Trabalhista

Esse é uma área do Direito de muita importância para os cidadãos, pois media as relações entre empregador e empregado e busca solucionar os impasses e promover acordo entre as duas partes.

 

Dicas essenciais para qualquer área dentro do direito na hora de preparar seu projeto

Modelos de Pré Projeto em diversas áreas do Direito
Alguns pontos relevantes para construir seu Projeto de Pesquisa na sua área de formação

Agora que já falamos dessas importantes áreas do Direito, é importante sublinhar alguns pontos que merecem atenção desde o projeto de pesquisa.

Todas as áreas de ensino possuem termos, conceitos e teorias próprias. Ao escrever seu projeto de pesquisa, tenha em mente que você precisa estar minimamente familiarizado com esses elementos.

Até para destacar, dar coesão ao seu texto e fazer o marco teórico da pesquisa.

Na área do Direito em específico, há muitos termos técnicos e mesmo expressões em latim.

É comum que o campo do Direito seja conhecido por seu vocabulário rebuscado, mas isso é comum dessa área de estudo.

O importante é estar atento ao significado dos conceitos e termos, bem como o momento adequado de utilizá-los.

 

A atenção com o uso de termos e conceitos deve também obedecer à lógica das subáreas que listamos acima. Isto é, não é adequado que você utilize termos recorrentes no Direito Penal se está tratando um tema da área Empresarial em seu Projeto de Pesquisa.

 

É muito importante que o aluno tenha em mente que o Direito é uma ciência humana e que possui dimensões sociais, econômicas e históricas.

Esses aspectos devem sempre estar incluídos em sua pesquisa para que ela não fique superficial.

O Direito é regido por uma série de códigos e manuais, como o Código Penal, o Código do Direito do Consumidor e a própria Constituição Federal de 1988.

É importante ter em mente que esses materiais são indispensáveis desde a escrita do projeto de pesquisa até a elaboração do TCC em si. Eles servem como um reforço no processo de argumentação ao longo trabalho.

Por falar nesses códigos e manuais, nunca é demais lembrar que eles são constantemente atualizados. Por isso, não se esqueça que é preciso utilizar as versões mais recentes ou citar devidamente se está usando uma versão desatualizada.

Por fim, não se esqueça que um projeto de pesquisa deve ser escrito de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e deve-se evitar dar “voltas” para passar sua mensagem ao leitor. Aprofunde mais lendo nosso artigo sobre gênero textual para projeto de pesquisa.

Também não se esqueça que um projeto de pesquisa de TCC é um trabalho que deve ser elaborado com rigor científico. Portanto, utilize somente fontes confiáveis para escrevê-lo.

Vamos aos modelos?

 

Pré-projeto de TCC de direito pronto

Modelo de Projeto de Pesquisa Direito
Desenvolva seu Projeto de Pesquisa usando exemplos e modelos prontos em Direito

Muitos alunos chegam até aqui por conta de exemplos e modelos prontos de projetos em Direito. E estes modelos realmente ajudam a dar uma ideia ou base para desenvolver sua própria pesquisa ou projeto, a linguagem, formatação, etc.

Vamos te dar várias sugestões. Leia tudo antes de clicar nos links que disponibilizamos.

Uma questão que ajuda bastante é ter um passo a passo para projetos de pesquisa. E para isso, indicamos um manual completo que tem um valor bem acessível e que auxilia muito a acelerar e dar qualidade ao projeto e a pesquisa. Você pode conferir aqui.

Alguns alunos querem um modelo bem específico de projeto de pesquisa com seu tema já escolhido. Nós trazemos 20 modelos para você, porém, pode ser que precise de uma ajuda profissional para que seu projeto saia do jeito e tema que você quer, ou mesmo utilizar um projeto que fale do seu tema como base. Para isso também você pode recorrer ao serviço de escrita profissional aqui.

Nada como bons modelos e exemplos de projetos de pesquisa na área do direito. E trazemos vários para você aqui. Se você não encontrar um que lhe agrade, pode ter ideias através de outros TCCs Prontos aqui.

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a elaborar um bom projeto de pesquisa em Direito. Não esqueça de ler nossos outros artigos. Você pode se aprofundar em nossa página principal que tem todos os artigos aqui.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.