Faça um Projeto de Pesquisa Acadêmico com Exemplos

Aprenda a elaborar um projeto de pesquisa acadêmico com modelos e passo a passo
Tenhas as informações para elaborar um projeto de pesquisa acadêmico bem estruturado

Fazer um projeto de pesquisa acadêmica a partir de um passo a passo utilizando exemplos pode auxiliar muito aos alunos. E essa é a proposta deste artigo especial.

Elaborar um projeto de pesquisa significa organizar-se para realizar um estudo que tem como objetivo demonstrar ou comprovar uma hipótese, ou ainda, adquirir mais conhecimento sobre um determinado assunto utilizando critérios científicos.

 

Neste artigo de hoje, mostraremos como fazer para construir um projeto de pesquisa acadêmica que seja bem estruturado e que possa te levar a uma pesquisa que seja de relevância dentro de sua área.

Também daremos sugestões de outros artigos para você aprofundar em cada etapa da construção do seu projeto, além de te mostrar onde encontrar vários exemplos de projetos de pesquisa prontos!

→ Veja o que vai encontrar.

O que é um projeto de pesquisa acadêmica?

Entenda o que é projeto de pesquisa acadêmica.
Um exemplo de documento detalhado de um projeto de pesquisa acadêmica.

 

Um projeto de pesquisa acadêmica é um documento que detalha minuciosamente o plano para conduzir uma investigação sistemática e original sobre um tema específico.

Ele é fundamental para que você demonstre que conhece a estrutura dos trabalhos acadêmicos, e também para que sistematize o que você quer fazer e a importância do seu tema escolhido.

Geralmente, um projeto é elaborado antes do início da pesquisa e serve como um guia para orientar o pesquisador ao longo do processo.

Muitas vezes, esse projeto é apresentado a um orientador que está em uma universidade e que irá te ajudar durante o desenvolvimento do trabalho.

Além disso, um orientador também ajuda a deixar o seu projeto mais forte, identificando quais são os pontos a serem melhorados no projeto e outros pontos que você pode explorar melhor.

A diferença de um projeto de pesquisa acadêmica para outros

Comparação entre tipos de projetos.
Entenda a diferenciação entre as características de um projeto de pesquisa acadêmica e outros tipos de projetos.

Um projeto de pesquisa acadêmica difere de outros tipos de projetos, como projetos de desenvolvimento de produtos, projetos empresariais ou projetos de engenharia, principalmente em sua natureza, objetivos e processos envolvidos.

Em um projeto de pesquisa, o autor visa investigar e gerar novo conhecimento científico sobre um determinado assunto.

Dessa maneira, o foco está na descoberta, análise e interpretação de dados para responder a uma pergunta de pesquisa ou testar uma hipótese.

 

Ele tem como objetivo principal a produção de conhecimento novo e original, contribuindo para o avanço do campo de estudo em questão.

Por exemplo, quando um grupo de cientistas pesquisam sobre o desenvolvimento de uma determinada vacina, eles possuem uma rigorosidade para fazer as pesquisas e pretendem avançar no combate e conhecimento a uma determinada área de uma doença.

Já em outros tipos de projeto, as pessoas têm objetivos diferentes:

  • desenvolver um produto;
  • implementar uma estratégia de negócios;
  • construir uma infraestrutura física; entre outros.

Lembre-se sempre de quais são os objetivos dentro de um projeto de pesquisa acadêmica para não acabar se confundindo com outros tipos de projeto.

Como fazer? Entenda a estrutura de um projeto de pesquisa acadêmica

Estrutura de um projeto de pesquisa acadêmica.
Tenha o diagrama da estrutura de um projeto de pesquisa acadêmica, incluindo introdução, objetivos, justificativa, revisão de literatura, metodologia, cronograma e referências bibliográficas.

Seguir uma estrutura de projeto de pesquisa acadêmica é fundamental para que você consiga entrar em uma boa universidade e desenvolver uma pesquisa de qualidade.

Vale destacar que cada universidade pode ter um modelo de projeto de pesquisa acadêmica.

 

Há até mesmo programas de mestrados e doutorados em uma universidade que você entra em que o primeiro semestre é destinado somente a melhorar o projeto de pesquisa acadêmica, haja vista a dificuldade que é realizar esse tipo de trabalho.

Assim, te apresentamos aqui alguns dos principais elementos que compõem a estrutura projeto de pesquisa acadêmica.

Assim, vai ficar mais fácil para você fazer seu projeto.

Também deixaremos links durante a leitura para você aprofundar em cada um destes itens estruturais, combinado?

Ao final, você terá também onde encontrar modelos prontos para se basear.

 

  1. Introdução: Esta seção apresenta o contexto do estudo, destacando a importância e relevância do tema escolhido. Além disso, também é possível incluir uma breve descrição pessoal do motivo que fez você escolher o seu tema (vale destacar que, a depender de sua universidade, não é possível fazer relatos em primeira pessoa e pessoais).
    Saiba mais sobre a introdução do projeto de pesquisa.
  2. Objetivos da pesquisa: nessa seção, são definidos os objetivos gerais e específicos do estudo, ou seja, o que o pesquisador pretende alcançar com a pesquisa.
    Saiba mais sobre os objetivos do projeto de pesquisa.
  3. Justificativa: Aqui, o pesquisador explica por que o estudo é importante e como ele contribuirá para o conhecimento existente na área. É importante fazer essa parte com calma e descrevê-la bem. Isso ajudará ao seu orientador e outras pessoas que estiverem avaliando o seu projeto a compreenderem melhor o que você está objetivando e como pretende fazer a sua pesquisa. Além disso, a justificativa revela uma pesquisa inicial em que você demonstra o conhecimento que possui sobre o assunto.
  4. Revisão de literatura: quando fazemos uma revisão de literatura, mostramos que já conhecemos mais sobre o tema e sua relação com a academia. Dessa maneira, faça uma análise crítica das pesquisas anteriores relacionadas ao tema, destacando lacunas no conhecimento que o estudo atual pretende preencher.
    Saiba mais sobre a Revisão de Literatura do projeto de pesquisa.
  5. Metodologia: Essa parte é fundamental em sua pesquisa. Muitos projetos de pesquisas acadêmicas podem ser recusados somente por não apresentarem uma boa metodologia. A metodologia nada mais é do que uma descrição detalhada dos métodos que serão utilizados para coletar e analisar dados. Na metodologia você também pode incluir qual será o autor base para você usar como metodologia. Por exemplo, uma pessoa que faça uma pesquisa na área da filosofia/economia ou ciências sociais, pode usar a metodologia de Marx, o materialismo histórico-dialético, para fazer a análise dos dados que encontrar.
  6. Cronograma: nunca menospreze o cronograma. Muitos alunos tendem a fazer o cronograma aleatoriamente, sem pensar exatamente o que é possível fazer em cada mês e semestre sobre a pesquisa. Assim, não cometa esse erro. Um plano de trabalho que estabelece as atividades a serem realizadas ao longo do tempo, incluindo prazos para cada etapa da pesquisa que devem ser seguidos. Obviamente, que pode haver reajustes no caminho da pesquisa, mas tente ser o mais fiel possível.
  7. Referências bibliográficas: nesse momento, você deve listar todas as fontes consultadas e citadas no projeto de pesquisa, seguindo um formato de citação específico e determinado pela universidade para onde você está enviando o seu projeto de pesquisa.
  8. Não faça nenhuma conclusão: além disso, não faça qualquer tipo de conclusão em seu projeto. Isso ficará para a sua pesquisa.

→ Você também pode conhecer outros itens de pesquisa, como a Linguagem para Projetos de Pesquisa, Marco Teórico, Resultados Esperados, Normas ABNT, Hipótese e Problema de Pesquisa.

Seguindo bem esse passo a passo você terá um ótimo projeto de pesquisa.

Agora, você quer modelos?

Então vamos lá.

Modelos e Exemplos de Projeto de Pesquisa Acadêmico Pronto

Modelos de projetos de pesquisa acadêmica.
Modelos prontos de projetos de pesquisa acadêmica que servem como base para estudantes.

Ter à disposição modelos de projeto de pesquisa acadêmico prontos pode ser uma boa base para estudantes e pesquisadores.

Esses exemplos oferecem uma referência sólida, ilustrando a estrutura e os elementos essenciais de um projeto bem elaborado.

A partir de modelos prontos, é possível compreender melhor como organizar as ideias, além disso:

  • definir objetivos claros,
  • justificar a importância do estudo,
  • revisar a literatura relevante e
  • detalhar a metodologia.

 

Os modelos prontos também ajudam a evitar erros comuns, como a falta de coerência ou a omissão de partes importantes do projeto.

Eles servem facilitando o processo de elaboração e aumentando as chances de aprovação em programas acadêmicos.

Então, aproveite os exemplos disponíveis a seguir nos links.

Aproveite também nossos outros artigos abaixo.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.