Tipos de Projeto de Pesquisa: saiba e faça o seu!

Quais os Tipos de Projeto de Pesquisa?
Conheça Tipos de Projeto de Pesquisa

Você se pergunta quais os tipos de projeto de pesquisa existem? Essa pergunta aparece bastante aqui no site e causa estranheza, não somente aos alunos, como também aos professores.

Mas tem sim algumas particularidades. Vamos ver mais detalhadamente sobre isto?

Primeiro tenha em mente que os Projetos de Pesquisa de monografia, de outros tipos de TCCs, de mestrado (dissertação) e doutorado (tese), são em geral bastante semelhantes em relação a sua estrutura de tópicos. E tem mais…

O que os diferem são o nível de profundidade, prazo de elaboração e o título que você irá obter com a aprovação da sua pesquisa.

→ Você também pode gostar de ler: Projeto de Pesquisa Pronto, tenha o seu!

Mesmo que você saiba as diferenças, acompanhe:

  • A Monografia é um trabalho final de um curso de graduação – como em outros TCCs, seja ele bacharelado ou licenciatura. Para se formar é necessário entregar uma monografia no período final do curso.
  • Mestrado: um Projeto de Pesquisa de mestrado é uma proposta do que virá a ser uma dissertação. Para obter o título de mestre, é necessário que seu projeto seja aprovado em um processo seletivo e que você entregue uma dissertação ao final do curso. Essa dissertação deve ser aprovada por uma banca de professores. Aprenda também como fazer um Projeto para mestrado.
  • Doutorado: é um processo parecido com o mestrado. Também é necessário que seu Projeto de Pesquisa seja aprovado para ingressar nesse tipo de pós-graduação. O trabalho final chama-se tese e também deverá ser defendido para uma banca de professores. No doutorado, o pesquisador tem mais tempo para elaborar seu trabalho, podendo assim pesquisar temas mais complexos e com mais profundidade.

Veja o que mais abordaremos em nosso artigo de hoje em nosso índice abaixo:

 

Entenda as diferenças nos tipos de Projeto de Pesquisa

Diferentes tipos de Projeto de Pesquisa
Diferenças de Projeto de Pesquisa

Os Projetos de Pesquisa para essas três modalidades acima podem variar em tipo de metodologia.

Vamos falar mais sobre isso.

Por que a metodologia é o que difere um tipo de outro? Qual a importância da metodologia?

Informar ao leitor de forma bastante transparente qual será o método de pesquisa é importante para deixar claro que você tem compromisso em desenvolver uma pesquisa dentro dos padrões científicos.

Ou seja, será rigoroso no processo de construção da pesquisa para que seu trabalho produza um resultado confiável.

 

Tipos de Projeto de Pesquisa com base na metodologia

Então, você verá diferentes tipos de projeto ao analisar suas metodologias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

 

Tipo de Projeto com Revisão de Literatura

Revisão de Literatura dentro do Tipo de Projeto de Pesquisa
Elaborando Projeto de Pesquisa dentro da Revisão de Literatura

Nesse tipo de estudo, o pesquisador deve se empenhar em realizar uma vasta pesquisa sobre o que já foi escrito sobre seu tema ou objeto de estudo. Para você entender melhor o que significa um Projeto de Pesquisa sobre Revisão de Literatura, vamos te dar alguns exemplos de como elaborá-lo na prática.

Vamos lá?

→ Você também pode gostar de ler: Mais de 50 exemplos de Projetos de Pesquisa com Metodologia Bibliográfica

 

  • A fase inicial exige bastante dedicação. Você deverá fazer um levantamento do que já foi escrito sobre seu tema ou objeto de estudo.

Hoje em dia, com a existência de plataformas como o Scielo e Google Acadêmico, essa tarefa ficou mais fácil e pode apresentar resultados bastante satisfatórios.

Para ajudar na sua pesquisa, faça uma lista com as palavras-chaves sobre o que pretende pesquisar.

Isso ajudará a refinar os resultados da pesquisa excluindo itens que não estão de acordo com seu tema.

  • Em seu Projeto de Pesquisa com foco em Revisão de Literatura, você deverá apresentar ao leitor as principais discussões em torno do seu tema ou objeto de estudo.

Busque colocar em seu Projeto de Pesquisa os autores mais importantes sobre o assunto.

  • Tente dividir esse material em categorias ou subcategorias.

Você pode fazer essa divisão a partir de linhas teóricas utilizadas pelos autores, por exemplo.

  • Apresente seu objetivo ao fazer a Revisão de Literatura.

Lembre-se que você deve ter em mente que sua proposta deve ser inovadora e trazer um ponto de vista diferente daqueles que já foram abordados.

Como já dissemos aqui muitas vezes, você não precisa “inventar a roda”, mas é muito importante trazer uma ideia original que parte de sua própria reflexão sobre o assunto.

  • Mostre que você está trabalhando com fontes cientificamente embasadas e com autores que tiveram seus estudos reconhecidos pela comunidade acadêmica.

 

Tipo de Projeto com Pesquisa Exploratória

Tipos de Projeto de Pesquisa: pesquisa exploratória
Exemplo de Tipo de Projeto: Pesquisa Exploratória

A Pesquisa Exploratória tem o objetivo de lançar luz e “clarear” o seu objeto de estudo.

  • Em geral, um Projeto de Pesquisa com metodologia de Pesquisa Exploratória é sobre um tema recente ou pouco estudado.
  • Digamos que nesse tipo de Projeto de Pesquisa, o autor do trabalho tenha menos “amarras”. Isto porque ele está explorando um tema ou objeto de estudo e não oferecendo respostas “engessadas” sobre o assunto.

Isto é, diferentemente de outros tipos de Projetos de Pesquisa, na Pesquisa Exploratória não é necessário apresentar uma hipótese e comprová-la.

  • A maior liberdade do autor nesse tipo de Projeto de Pesquisa não significa que ele possa romper com o rigor científico. Você deve continuar trabalhando com ferramentas e informações que sejam embasadas cientificamente.

 

Tipo de Projeto com Estudo de caso

Projeto de Pesquisa com estudo do caso: dicas esclarecedoras
Tipo de Projeto de Pesquisa: tema e objetivo do estudo escolhido

Neste tipo de Projeto de Pesquisa, o autor deve deixar bem claro ao leitor qual é o seu tema ou objeto de estudo. Além disso,

  • É necessário apresentar uma proposta de análise profunda do tema ou objeto de estudo em questão em seu Projeto de Pesquisa.
  • Deixe claro no título de seu Projeto de Pesquisa que ele se trata de um estudo de caso. Veja um exemplo de título adequado:

“Políticas Públicas para a adaptação de refugiados: um estudo de caso da cidade de São Paulo”.

  • Para escrever o Projeto de Pesquisa, você deve organizar um vasto levantamento de suas fontes de informação. Livros, capítulos de livros, artigos científicos, documentos, notícias entre outros.

Não se esqueça que as informações retiradas desses meios devem ser sempre referenciadas. Ou seja, você deve indicar de qual obra retirou determinada informação.

  • Justifique a escolha do seu tema seus recortes. No exemplo que citamos acima, você poderia falar porque escolheu a cidade de São Paulo para analisar.
  • Fale sobre possíveis contribuições que sua pesquisa pode proporcionar.

Ela pode influenciar na tomada de decisões e na criação de políticas públicas e também ser usada como exemplo ou referência para trabalhos futuros.

Imagine que um outro pesquisador tenha o objetivo de investigar o mesmo tema, mas escolhendo outra cidade. Seu trabalho pode ajudar sendo uma referência, ou seja, um modelo a ser seguido.

 

Dicas finais sobre os projetos de pesquisa e seus tipos

Vimos que os Projetos de Pesquisa citados possuem diferenças e elas estão diretamente ligadas como a metodologia empregada, ou seja, com o método de trabalho do pesquisador.

No entanto, não se esqueça que em todos esses modelos, você deve estar atento a algumas questões:

  • Use sempre métodos científicos para embasar a proposta de seu Projeto de Pesquisa;
  • Sempre informe a relevância de seu Projeto de Pesquisa, seja para a academia ou sociedade em geral;
  • Não se esqueça de fazer uso da norma culta da língua portuguesa, sempre tentando utilizar o que chamamos de escrita acadêmica;
  • Formate seu trabalho dentro das normas da ABNT;
  • Escreva um Projeto de Pesquisa de acordo com o regulamento do curso ou os editais de seleção.

Boa pesquisa!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.