Exemplos de Revisão de Literatura para Projeto de Pesquisa

Exemplo de Revisão de Literatura Projeto de Pesquisa
Guia completo com Exemplos de Revisão de Literatura para seu Projeto de Pesquisa

 

A Revisão de Literatura de um projeto de pesquisa é um apanhado sobre o que já é conhecido sobre o tema – e conceitos – de sua pesquisa, correto?

Esse apanhado pode aparecer como a etapa de um trabalho, seja ele uma monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, artigos, livros, entre outros.

Disso, você já sabe?

Então hoje iremos te apresentar exemplos de revisão de literatura, assim como algumas dicas valiosas para saber como fazer revisão de literatura para projeto de pesquisa.

Aproveite também os links que vamos deixar durante o texto.

Veja abaixo o que teremos em nosso artigo de hoje:

 

Projeto de pesquisa e sua revisão de literatura: 50+ exemplos

Listagem com mais de 50 exemplos para você fazer uma Revisão de Literatura em seu Projeto de Pesquisa
Exemplos de Revisão de Literatura: dicas para você fazer seu Projeto de Pesquisa

 

Praticamente, toda escrita acadêmica – incluindo seus projetos de pesquisa – possuem sua Revisão de Literatura, seja para abordar um conceito, apresentar um tema ou mesmo, fundamentar uma ideia, correto?

E para você que procura exemplo de revisão de literatura em projeto de pesquisa, vamos deixar aqui um link com uma série de pesquisas (seja ele uma monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, artigos científicos, entre outros tipos de TCCs) que possuem suas revisões de literatura.

 

3 pontos importantes da revisão de literatura para montar seu projeto de pesquisa

Saiba como fazer Revisão de Literatura Projeto de Pesquisa
Elabore sua Revisão de Literatura usando estas informações importantes

 

A Revisão de Literatura dentro de um projeto de pesquisa é uma espécie de balanço sobre o que já foi escrito sobre um assunto em específico.

Ou seja, trazer uma discussão sobre o que já foi escrito sobre o seu tema de pesquisa.

Embora uma série de temas tenham sido pouco explorados e possuam pouca literatura abordando o assunto, sempre terá algo que foi previamente escrito.

Sendo assim, revisar a literatura em um projeto de pesquisa é trazer para o seu trabalho as discussões de outros autores sobre o tema de sua pesquisa.

 

Essa parece uma tarefa árdua e extensa. E, de fato é.

Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como deixar esse trabalho mais objetivo e organizado.

 

1-Trabalhe com seu tema de seu projeto

Projeto de Pesquisa Revisão de Literatura: escolha e trabalhe seu tema
Primeiros passos para começar a Revisão de Literatura

 

O primeiro passo é deixar claro o seu tema de pesquisa e deixar ele bem delimitado para entender o que deve ser discutido na Revisão de Literatura.

Além de deixar claro seu tema, você deve definir qual é o objetivo da revisão de literatura.

Ou seja, qual problema ou pergunta você pretende responder fazendo a revisão de literatura.

Um ponto importante a ser levado em consideração é que a revisão de literatura está muito ligada com o marco teórico de sua pesquisa.

Mas o que é isso?

O marco teórico dentro de um projeto de pesquisa acadêmica basicamente é a teoria que você irá utilizar como suporte para a sua argumentação durante a escrita do trabalho.

Então, para a Revisão de Literatura fazer sentido dentro do seu projeto de pesquisa, ela deve ser problematizada e “girar” em torno da linha teórica que você pretende utilizar.

Por isso, em alguns textos ou trabalhos como teses de doutorado essa etapa de revisão de literatura pode aparecer como Fundamentação Teórica. Basicamente, é a mesma coisa.

Essa é uma etapa muito importante de um trabalho acadêmico porque ela vai fundamentar várias partes do seu projeto.

Lembra o que falamos sobre dar suporte a sua argumentação?

Ou seja:

 

Uma boa revisão de literatura vai te ajudar a embasar os argumentos que você irá utilizar ao longo de sua pesquisa.

 

Tenha em mente que esse processo de Revisão de Literatura não consiste somente em apresentar trechos das obras. Você deve promover uma discussão em torno das ideias centrais dos autores e trazer sua análise crítica e contribuir com seu próprio ponto de vista.

Você também deverá falar sobre seu método de trabalho, ou seja, como você recolheu a bibliografia que irá utilizar, como organizou ou criou categorias e subcategorias.

Vamos falar um pouco mais sobre a organização da bibliografia que você irá utilizar.

 

2-Organização da bibliografia para sua revisão

Revisão de Literatura no Projeto: organize suas fontes de pesquisas bibliográficas
Faça um bom trabalho de Revisão de Literatura usando fontes bibliográficas

 

O segundo passo é organizar a bibliografia que você irá utilizar. Ou seja, a literatura sobre a qual você vai se debruçar e fazer uma revisão.

Nos dias de hoje, essa é uma tarefa muito mais fácil.

Uma vez que podemos encontrar na internet livros digitalizados, e-books, resenhas, resumos e artigos acadêmicos, é muito mais prático reunir e organizar o material que você irá utilizar para fazer a revisão de literatura de sua pesquisa acadêmica.

Não existe nenhuma regra sobre o tipo de material que você irá utilizar para fazer a Revisão de Literatura de seu trabalho acadêmico. Por exemplo, você não precisa usar apenas livros completos.

Mas como já dissemos por aqui muitas vezes, é de extrema importância que seu trabalho seja construído com rigor científico.

Isso quer dizer que nos processos de Revisão de Literatura, você deverá usar obras e textos que foram respaldados cientificamente. Ou seja, trabalhos reconhecidos pela academia como confiáveis.

 

Além disso, todas as obras que você utilizar deverão estar devidamente referenciadas! Esse é um detalhe que você nunca deve esquecer em qualquer tipo de trabalho acadêmico.

Faça uso de plataforma como o Google Acadêmico, Scielo, Portal da Capes, Science.gov, sites das universidades em que é possível ter acesso a dissertações e teses produzidas em determinada instituição, entre outras.

Essas ferramentas são para acesso a trabalhos científicos, ou seja, confiáveis dentro do rigor científico.

Lembre-se sempre do detalhe do rigor científico, ok?

Por isso, seja cuidadoso ao pesquisar na internet.

Porque embora existam ferramentas que auxiliem seu trabalho, como as que citamos acima, a internet também está cheia de informações de fácil acesso, mas duvidosas e inverídicas.

Evite sites como Wikipedia ou YouTube e assim você ficará longe de algumas armadilhas que possam comprometer o seu trabalho!

Uso palavras-chaves na sua pesquisa para tornar os resultados mais satisfatórios e sempre próximos ao seu tema.

 

3-Apresente em seu projeto de pesquisa, visões diferentes de autores em sua revisão de literatura

Apresente corretamente os autores de sua revisão
Pontos importantes para apresentar autores do seu Projeto de Pesquisa

 

Essa é a melhor dica que posso te dar. É de extrema importância que você mostre mais de um ponto de vista sobre o tema que está analisando.

Levar em consideração somente um ponto de vista, mesmo utilizando autores diferentes, pode deixar seu texto “pobre” e comprometer sua análise e argumentação.

 

1. Compare os pontos de vista diferentes

Depois de apresentar pontos de vistas diferentes, você deverá fazer uma análise comparativa e crítica entre eles.

Tente trazer os elementos centrais das diferentes visões e descartar elementos que não enriquecem sua análise.

Você pode buscar ressaltar as contribuições e contradições de cada um desses pontos de vista.

 

2. Traga sua contribuição

Depois de apresentar pontos de vista diferentes, analisá-los criticamente e compará-los, você deverá trazer uma contribuição sua sobre o assunto. Você pode transitar entre os diferentes pontos de vista e ir criando seu próprio argumento dentro de uma questão que você concorda ou discorda.

 

Muito importante para sua revisão de literatura

Revisão de Literatura de um Projeto: dicas
Instruções importantes para seu trabalho com Revisão de Literatura

 

Você deve criar um texto coeso, apresentando os diferentes pontos de vista que você recolheu ao longo de suas leituras.

Não faça um texto em tópicos divididos por autor ou utilize apenas citações diretas, ou seja, trechos escritos pelo autor.

Tenha em mente que você irá trabalhar com diversos autores e pontos de vista. Antes de começar a tarefa de escrever, ou seja, no processo de leitura dos textos que você selecionou, considere fazer resumos, resenhas e fichamentos. Quais são as diferenças entre esses três?

  • No resumo, você irá fazer uma síntese do texto.
  • A resenha é sua leitura crítica sobre aquilo que foi escrito, deve conter sua opinião e apontamentos
  • Já o fichamento é retirar as partes importantes do texto e organizá-las em tópicos.

 

Essas tarefas irão te ajudar a ter um material previamente organizado antes de começar a redigir o seu texto.

Você deve ter chegado até aqui e pensado como a Revisão de Literatura dá trabalho.

E, de fato, é um processo bastante trabalhoso.

Mas leve em consideração que ele é essencial dentro do seu trabalho acadêmico justamente porque vai te auxiliar dando sustentação aos seus próprios argumentos ao concordar ou discordar de um determinado ponto de vista.

Boa pesquisa!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.