Tudo sobre Marco Teórico em Projeto de Pesquisa

Marco Teórico Projeto de Pesquisa
Aprenda tudo a respeito do Marco teórico para seu Projeto de Pesquisa

Um projeto de pesquisa, seja ele de TCC ou monografia, ou mesmo aqueles submetidos para processos seletivos de mestrado e doutorado, é composto por uma série de tópicos. Entre eles temos o tópico Marco Teórico do Projeto de Pesquisa.

No texto de hoje, vamos dar algumas dicas essenciais para você saber como fazer o marco teórico de um projeto de pesquisa, além de links para aprofundar outros assuntos referentes a seu projeto. Aproveite!

Vamos lá? Veja em nosso índice abaixo nosso conteúdo de hoje:

 

Entendendo melhor sobre seu projeto

Marco Teórico dentro do projeto
Vamos começar entendendo seu projeto?

Caso você esteja iniciando um projeto de pesquisa é normal que esteja com algumas dúvidas sobre esse tipo de produção acadêmica.

Vamos falar um pouco sobre isso e a seguir, entraremos no significado de marco teórico.

Um pré-projeto de pesquisa de TCC ou monografia devem ser formulados nos semestres finais de um curso de graduação e geralmente ele é escrito dentro de uma disciplina específica em que o aluno recebe o suporte para entender as fases de uma pesquisa científica.

No caso de um projeto de pesquisa que irá ser submetido em processos seletivos de mestrado e doutorado, estes são uma produção feita de maneira independente, ou seja, para além da universidade.

Mesmo assim, esses projetos de pesquisa devem cumprir os mesmos requisitos que aqueles de TCC ou monografia.

Tendo em vista essa diferença, tenha em mente os tópicos abaixo devem constar em seu projeto de pesquisa:

 

O Marco Teórico do projeto de pesquisa

O que é Marco Teórico em um Projeto de Pesquisa?
Marco Teórico: o que é?

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que o marco teórico não costuma ser um elemento obrigatório em um projeto de pesquisa. No entanto, uma vez que se pretende utilizar uma teoria, é um recurso importante para a argumentação e sustentação da hipótese durante o trabalho.

Assim, muitos pesquisadores optam por utilizar esse tópico em seu projeto de pesquisa.

Mas então, o que é marco teórico no projeto de pesquisa?

 

Como o próprio nome diz, o marco teórico é a exposição da teoria que será utilizada como base conceitual do seu trabalho que no futuro será um TCC, uma dissertação ou tese.

 

Portanto, o marco teórico irá te auxiliar no processo de direcionamento da sua argumentação, já que ele serve como base das suas ideias e muitas vezes como ponto de partida.

Ao escrever sobre o marco teórico em seu projeto de pesquisa, você deverá expor os principais pontos da teoria que escolheu para nortear sua pesquisa.

Como o marco teórico é um tópico dentro do projeto de pesquisa e, portanto, tem certa limitação de espaço, é muito importante que você tente extrair os aspectos mais importantes da teoria que pretende utilizar durante a escrita do seu trabalho.

Nessa mesma forma, é importante que você utilize os conceitos e termos que são próprios dessa teoria.

Mas claro que antes de redigir o marco teórico em seu projeto de pesquisa, um estudo minucioso precisa ser realizado. Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas para que você possa dar um pontapé inicial.

 

Dicas para fazer o marco teórico em um projeto de pesquisa

Elabore de forma correta o Marco Teórico do Projeto de Pesquisa
Dicas valiosas para você fazer seu Marco Teórico em um Projeto de Pesquisa

Para início de conversa, tenha em mente que você deve escolher uma teoria que tem afinidade com o que podemos chamar de sua “visão de mundo” e que tenha relação com o seu tema de pesquisa.

Selecione os autores que são referência sobre a teoria que você pretende utilizar. É muito importante que você consiga identificar o surgimento daquela teoria, suas estabilidades, avanços e nuances dentro de uma mesma teoria ou escola teórica.

Sugerimos que você faça divisões que podem ser cronológicas ou mesmo das tendências existentes dentro da teoria.

Pode ser que você não utilize todo o material que organizar, tanto no projeto de pesquisa, quanto no próprio TCC. Mas é importante que você reúna o máximo de informações possíveis sobre a teoria que pretende utilizar.

Alguns pesquisadores chamam esse exercício de Revisão de Literatura, que como o próprio nome nos ajuda a intuir, é o processo de revisão daquilo que já foi escrito sobre determinado assunto.

Nesse processo, a sistematização dos conceitos é uma etapa bastante importante. É claro que você não irá precisar citar todos eles (isso é impossível!) em seu projeto de pesquisa, mas é importante que ao redigir seu marco teórico, você já esteja bastante familiarizado com os termos que irá utilizar ao longo de todo o TCC, dissertação ou tese.

Nesse sentido, na revisão de literatura você poderá perceber vários elementos que são importantes na construção de uma harmonia entre seu tema de pesquisa e o marco teórico.

Entre esses elementos, podemos citar:

  1. A identificação dos principais problemas encontrados pelos autores no processo de desenvolvimento da teoria;
  2. Os avanços e recuos históricos da interação da teoria com os fatos;
  3. Os debates internos daquela teoria, bem como os autores que ganharam notoriedade em detrimento de outros;
  4. Compreender quais os aspectos ainda precisam ser mais desenvolvidos;
  5. Entender o contexto da época do surgimento da teoria e conseguir fazer paralelos com o momento presente. Esse é um aspecto importante para explicar a aplicabilidade universal ou a limitação da teoria.

No início do texto, mencionamos os demais tópicos que devem constar em um projeto de pesquisa. Mencionamos que um deles é a hipótese, certo?

A sua hipótese tem íntima ligação com o marco teórico utilizado. Lembre-se que a hipótese em uma pesquisa científica é a sua resposta para aquela pergunta ou problema que está guiando a sua investigação. Portanto, não faz sentido que a sua “resposta” não esteja em harmonia com a teoria que irá guiar o desenvolvimento de sua pesquisa.

A questão citada acima acerca do tópico da hipótese é importante, mas tenha em mente que seu marco teórico deve estar em harmonia com todos os outros requisitos do projeto de pesquisa.

Como você pode ver ao longo de nosso texto, o processo de desenvolvimento do marco teórico dentro do projeto de pesquisa é uma tarefa densa e que precisa de cuidados.

No geral, a construção do marco teórico demanda muitas leituras, mas como dissemos anteriormente, nem todo o conhecimento que você acumular será “passado para o papel”, ou seja, estará redigido no projeto de pesquisa.

Portanto, ciente dessas informações, é muito importante que você faça um exercício de síntese e apresente seu marco teórico de forma clara e objetiva.

Como sempre dissemos aqui, evite ficar “dando voltas” para mostrar seu ponto e fornecer as informações que são mais relevantes para que a sua mensagem seja transmitida com sucesso.

Por fim, é muito importante que você converse com seu orientador sobre o marco teórico que você optou por utilizar em sua pesquisa. O orientador é um pesquisador mais experiente que pode te ajudar a ter uma visão prévia sobre as limitações e ajustes de uma determinada teoria, bem como a aplicabilidade em seu trabalho.

 

Veja abaixo mais duas dicas que são fundamentais

Marco Teórico Projeto de Pesquisa exemplo
Algumas dicas importantes para seu Projeto de Pesquisa Marco Teórico
  • Todo seu projeto de pesquisa deve ser escrito de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Aprenda mais sobre isso aqui. Não utilize termos informais e gírias ao longo do seu texto. Pesquise sobre o estilo de escrita acadêmica, isso pode ser de grande ajuda no processo de redação do texto que às vezes pode ser muito desafiador.
  • Escreva seu projeto de pesquisa de acordo com o manual da sua instituição. Nos manuais estão presentes as informações mais importantes, como a estrutura a ser seguida, bem como as regras de formatação.

Aproveite nossos outros artigos abaixo e boa escrita!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.