Exemplo de Resultados Esperados em Projeto de Pesquisa

Conheça o item “Resultados Esperados” de um Projeto de Pesquisa
Veja o Exemplo e dicas do item Resultados Esperados em um Projeto de Pesquisa

O item Resultados Esperados em Projeto de Pesquisa não é um tópico muito solicitado. Como acontece também em projetos de TCC, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Embora ele possa estar presente nos exemplos que citamos acima, ele é bem comum também em Projetos de Pesquisa direcionados à instituições e empresas que lançam editais para recrutar pesquisadores e financiar pesquisas.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse tópico, além de trazer exemplo de resultados esperados em projetos de pesquisa.

Você também irá aproveitar os links que deixaremos durante nosso conteúdo.

Veja o que teremos em nosso índice abaixo:

 

Entendendo melhor o que são os “Resultados Esperados”

Saiba o que são os Resultados Esperados em um Projeto de Pesquisa
Entenda melhor o que são os Resultado Esperados dentro de um Projeto de Pesquisa

Os Resultados Esperados presentes em um Projeto de Pesquisa estão relacionados com a aplicabilidade da pesquisa no dia a dia. Ou seja, como os resultados da sua investigação podem ser utilizados na prática.

É comum que instituições e empresas patrocinem pesquisadores para apresentar algum produto inovador que busque solucionar ou ajude a melhorar um problema em específico.

Como exemplo, podemos citar o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA – que como o próprio nome já diz, é uma instituição e não uma universidade-, que lança editais todos os meses com o objetivo de selecionar pesquisadores para temas/problemas bastante específicos.

Nesse caso, para que o pesquisador seja contemplado com o patrocínio ou bolsa, ele deve apresentar um Projeto de Pesquisa que indique os elementos centrais do seu trabalho, como metodologia e cronograma.

 

Nesse sentido, dentro de Projetos de Pesquisa como esse, o tópico Resultados Esperados também deve estar presente.

 

Como escrever os resultados esperados de um projeto de pesquisa?

Como escrever os Resultados Esperados de um Projeto de TCC?
Escreva de forma certa a seção Resultado Esperado em seu Projeto de Pesquisa.

Diferente da hipótese, quando o pesquisador apresenta sua constatação após a investigação de um tema ou assunto, no tópico Resultados Esperados é necessário apresentar a solução prática para um determinado problema, bem como as dificuldades e limitações.

Os Resultados Esperados devem ser formulados levando em consideração outros tópicos do Projeto de Pesquisa, ou seja, devem estar em harmonia com os objetivos da pesquisa, com o problema e a delimitação do tema.

Assim como no caso da Hipótese, não se deve confundir os Resultados Esperados com os Objetivos em um Projeto de Pesquisa.

  • Os Objetivos da pesquisa estão relacionados com o processo de investigação do assunto.
  • Já os Resultados Esperados dizem respeito ao que se pretende alcançar ou apresentar como produto a partir dos objetivos cumpridos, ou seja, ao final da pesquisa.

Uma dica para fazer resultados esperados de um projeto de pesquisa é usar a pergunta que pode ajudar a trazer luz e te ajudar a escrever: “O que o produto da minha pesquisa pode alterar na realidade ou na prática do dia a dia?”

Quer mais dicas?

Como falamos anteriormente, no tópico Resultados Esperados precisam vir descritas as limitações encontradas. Elas podem ser de tempo, espaço ou mesmo dificuldades metodológicas.

O que é importante é ser honesto sobre o potencias e dificuldades do seu Projeto de Pesquisa. Não adianta ser extremamente ambicioso ao formular os Resultados Esperados se ao fim da pesquisa ele ficará muito aquém do esperado.

Entender essas limitações e deixá-las claras é importante para o leitor, mas também para o próprio pesquisador.

Isso porque evita que o trabalho fique “dando voltas” e não tenha a coesão necessária para apresentar um resultado que esteja em harmonia com aquilo que foi proposto no Projeto de Pesquisa.

Tendo em vista todas essas informações, tenha em mente que o principal elemento que deve ser levado em consideração ao escrever esse tópico é apresentar como o seu trabalho pode ser utilizado na prática e impactar a realidade ao seu redor.

Agora vamos ao exemplo?

 

Exemplo de resultados esperados em projetos de pesquisa

Exemplo de Resultados esperados em Projetos de Pesquisa
Projeto de Pesquisa: modelo e exemplo de Resultados Esperados

Para você que está procurando um exemplo ou modelo de resultados esperados desenvolvido em um projeto de pesquisa, separamos para você o link abaixo.

Claro que ele pode te servir de base, mas se você procura um serviço profissional para preparar seu projeto com este item específico e seu tema e informações, vamos deixar também outro link abaixo.

 

Algumas dicas gerais que devem ser levadas em consideração ao escrever um Projeto de Pesquisa

Projetos de Pesquisa devem ser escritos fazendo o uso da norma culta da Língua Portuguesa.

Lembre-se sempre de informar ao leitor o significado das siglas, abreviaturas e dos termos técnicos que você utilizar durante o processo de escrita.

Não utilize gírias e nem termos informais. Aprenda mais sobre a linguagem em nosso artigo especial e tome cuidado com o uso excessivo de termos estrangeiros para não deixar o seu texto de difícil compreensão.

A metodologia em um Projeto de Pesquisa é um tópico muito importante. É nele que você irá informar as etapas de sua pesquisa, os materiais utilizados ou consultados e seu marco teórico.

Descrever esses itens de forma coerente é importante para transmitir a mensagem de que sua pesquisa está cientificamente embasada.

O item Cronograma também é importante para deixar claro que você se organizou para apresentar seu trabalho dentro do prazo.

Se você quiser saber mais, aproveite nossos outros artigos abaixo.

Boa pesquisa!

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.