Conheça toda estrutura de um projeto de pesquisa com este passo a passo completo! Sim, temos em nosso site todas as ferramentas para você desenvolver as partes que compõem seu projeto.
Do início ao fim. Vamos lá?
Muitas pessoas entram em desespero quando precisam fazer um projeto de pesquisa
De fato, ele tem a sua complexidade, mas por possuir uma estrutura padrão, torna mais fácil o trabalho de quem vai desenvolvê-lo.
O mais difícil ao elaborar um projeto de pesquisa é definir o que será pesquisado, porque, como e para quê.
Desde que isso esteja claro, será fácil desenvolver o texto.
Duvida? Então vamos descomplicar!
Se você precisa ou pretende elaborar um projeto de pesquisa, precisa saber que ele é composto por várias partes que se complementam.
Isso significa que cada uma destas partes precisa ser relacionada com a outra de forma coesa e coerente.
Outra coisa que você precisa saber é que todo projeto precisa ter uma introdução, um desenvolvimento e um fechamento que vão ser formados por componentes específicos.
Quer saber mais sobre como é a estrutura para fazer um projeto de pesquisa? E só seguir aqui com a gente e aproveitar também os links que vamos disponibilizando durante o artigo.
Veja o que teremos de especial em nosso artigo a partir do índice abaixo:
- Partes que compõem um projeto de pesquisa
- Estrutura do Projeto: Introdução
- Estrutura do Projeto: Desenvolvimento
- Estrutura do Projeto: Fechamento
- Constituição formal da Estrutura
- Considerações gerais: estrutura ABNT, linguagem e extras
Partes que compõem um projeto de pesquisa
Um projeto de pesquisa é formado por partes que contém elementos teóricos, metodológicos e complementares. Vamos entender o que isso quer dizer de forma simples?
Você também pode (e deve) aprofundar mais seu conhecimento lendo nosso artigo que fala das etapas de um projeto de pesquisa.
- Referenciais teóricos: tema, problema, hipótese, objetivo e justificativa.
- Essas são partes essenciais e obrigatórias de um projeto de pesquisa.
- Referenciais metodológicos: metodologia, amostragem, formas de coleta, de organização e de análise dos dados. Essas partes também são fundamentais, mas dependem do tipo de metodologia que você escolherá utilizar.
- Elementos complementares: Bibliografia, Equipe, Produtos, Cronograma, Orçamento. A bibliografia e o orçamento são itens obrigatórios, mas equipe e produtos podem variar de acordo com a necessidade de cada pesquisa.
Como já mencionamos, todo projeto de pesquisa precisa ter introdução, desenvolvimento e fechamento.
→ Você também vai querer ler: Projeto de Pesquisa Pronto, tenha o seu!
Vamos conhecer cada uma delas? Vai ficar mais claro para você agora!
Estrutura do Projeto: Introdução
Na introdução, você vai apresentar o tema do seu projeto, contextualizá-lo, dizer o motivo da escolha deste tema e mostrar a sua proposta de pesquisa em linhas gerais.
Algumas pessoas já aproveitam a introdução do projeto para desenvolver o problema, pois fica mais fácil contextualizá-lo com o propósito da pesquisa.
Agora vamos entender o que é cada um deles?
- O tema: é o recorte de uma teoria ou dado. Deve estar bem claro na introdução do trabalho e bem contextualizado com os propósitos da pesquisa.
- O problema: é a questão central do projeto. Toda pesquisa deve partir de um problema. Ou seja, a pesquisa só existe, porque há esse problema a ser resolvido. E o objetivo do seu trabalho será justamente encontrar possíveis soluções para ele. O problema deve ser formulado como uma pergunta.
Estrutura do Projeto: Desenvolvimento
Essa é a parte em que a sua pesquisa será mais detalhada. Aqui você vai apresentar quais são as bases teóricas que irão compor o seu trabalho e por quais meios ele será realizado.
Qualquer material ou metodologia que você for utilizar na pesquisa deve ser detalhado nesse momento.
- A justificativa: explica por que a sua pesquisa é importante, qual é a discussão acadêmica proposta e qual é a contribuição dela tanto para a ciência quanto para os aspectos social, econômico, política e cultural, entre outros.
- A hipótese: resposta provável ao problema formulado. Ela será investigada durante a pesquisa. Afirmações provisórias a respeito do problema que você irá pesquisar deverá ser feita nessa parte.
- Os objetivos: esclarecem o que é pretendido com a pesquisa e indicam as metas que a serem alcançadas ao final da investigação. Os objetivos são normalmente categorizados em geral e específicos.
- Objetivo geral: dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa.
- Objetivos específicos: define metas específicas da pesquisa que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo geral. Eles podem ser articulados em uma lista que se inicia com propostas de cunho mais descritivo como “identificar, descrever, sistematizar, caracterizar, indicar, levantar” – e se amplia com propostas de natureza mais explicativa e interpretativa como “comparar, relacionar, analisar”.
- A metodologia: especifica como os objetivos estabelecidos serão alcançados. A amostragem e as formas de coleta, de organização e de análise dos dados são as partes que compõem a metodologia. Descreve-se os caminhos metodológicos previstos e as técnicas a serem utilizadas.
- Referencial teórico: é o recorte dos autores e teorias que serão importantes para a sua pesquisa. Em um projeto, isso não precisa estar desenvolvido, mas deve ser mencionado, principalmente se eles estão compondo também o arcabouço metodológico do seu trabalho.
Estrutura do Projeto: Fechamento
As partes que compõem o fechamento de um projeto de pesquisa são a bibliografia e o cronograma.
- A bibliografia: são as referências dos textos e obras que você utilizou para desenvolver o projeto. Podem ser artigos, revistas, livros, leis, entre outros. É importante que a bibliografia esteja de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- Cronograma: explicita as ações a serem realizadas, distribuindo-as no espaço de tempo disponível para a realização do projeto.
Constituição formal da Estrutura
Agora vamos ver de maneira mais objetiva o que o projeto final deve apresentar?
Aproveite os links que vamos deixar a seguir para aprender a desenvolver cada parte com qualidade.
- Introdução: tema e problema
- Justificativa
- Hipótese
- Objetivos geral e específicos
- Metodologia
- Referencial teórico
- Revisão de Literatura
- Cronograma
Considerações gerais: estrutura ABNT, linguagem e extras
É importante ressaltar que todo projeto de pesquisa deve ser feito nas normas da ABNT para Projeto de Pesquisa e que, em geral, é a mais usada, ou nas normas que a sua instituição de ensino determinar.
O importante é que você saiba que ele deve sempre ser elaborado seguindo um padrão específico que vai determinar a sua estrutura e formatação.
A linguagem utilizada em um projeto é sempre de natureza formal e padrão, com predomínio do texto dissertativo-argumentativo.
Pode-se usar citações diretas e indiretas desde que estejam devidamente referenciadas.
Tudo que você utilizar como base para a escrita do trabalho deve ser colocado na bibliografia.
Se você seguir todas as normas, mantendo o padrão especificado, não terá erro.
Está vendo…até que um projeto de pesquisa são é um bicho de sete cabeças, não é mesmo?
Basta seguir a estrutura e articular as suas ideias nas partes corretamente.
Tenha paciência e vá montando cada parte como um quebra-cabeça. Que tal começar?
→ Aprofunde ainda mais conhecendo nossos outros artigos abaixo.