Entenda Procedimentos Metodológicos em Projetos de Pesquisas com Exemplos!

Entenda sobre como desenvolver os procedimentos metodológicos em um projeto de pesquisa com exemplos
Explicações e exemplos para você elaborar o procedimento metodológico de seu projeto de pesquisa

Procedimentos Metodológicos são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer projeto de pesquisa. Eles dão um norte para atingir os objetivos de seu trabalho.

Obviamente que esses procedimentos podem sofrer alguma alteração durante o desenvolvimento da pesquisa final. Porém, esses ajustes só são reparos para que você consiga alcançar da melhor maneira possível os seus objetivos.

Se você quer aprender o que são e como desenvolver os procedimentos de seu projeto, mostraremos como eles são importantes para sua pesquisa e traremos também opções e um exemplo, para que você esteja instrumentalizado para fazer uma ótima metodologia de pesquisa para o seu projeto e entenda como descrevê-la em seu trabalho final.

→ Veja o índice de nosso artigo de hoje:

A diferença dos procedimentos metodológicos para a metodologia

Para entender: diferença dos procedimentos metodológicos para a metodologia
Agora você vai compreender a diferença de metodologia para procedimentos metodológicos

Quando falamos da metodologia de um trabalho, falamos de algo bem amplo, que envolve como a pesquisa será feita de maneira geral.

Por exemplo, você pode fazer uma pesquisa participante, ou seja, que você irá interagir com as pessoas de uma determinada região que você investiga algo sobre.

Mas, como será essa interação?

Você fará algum registro? Recolherá quais dados dessas pessoas que se relacionarão com você durante a pesquisa participante?

A resposta para essas perguntas serão os procedimentos metodológicos.

Assim, em uma pesquisa participante você pode optar pela aplicação de um questionário, que pode ser estruturado ou não. Cada um desses procedimentos que você adotar, terá um impacto em sua pesquisa.

É por conta disso que é importante você pensar com calma quais serão esses procedimentos para atingir corretamente os seus objetivos.

A importância dos procedimentos metodológicos

Qual o objetivo dos procedimentos metodológicos?
Procedimentos metodológicos e sua importância em um projeto

Como dissemos anteriormente, os procedimentos metodológicos são importantes para te dar um norte durante a pesquisa.

Ao fazer um projeto de pesquisa, você já terá em mente qual é a justificativa, e também os objetivos gerais e específicos.

Diante disso, você já sabe qual caminho pretende traçar.

Os procedimentos metodológicos farão com que esse caminho seja efetivado.

Assim, se você tem uma pesquisa, por exemplo, em que queira mostrar dados em números sobre mortalidade em uma população, você terá de ter procedimentos metodológicos que te instrumentalizem a isso.

Entende?

Sendo eles, por exemplo, levantamento de documentação em institucional em cartórios.

Veja que esse tipo de procedimento metodológico atende à necessidade de se ter um resultado com números.

Portanto, não seria adequado ter entrevistas não estruturadas para atingir a esse objetivo, pois jamais seria possível dimensionar a mortalidade de uma população somente com essas entrevistas.

Por sua vez, essas entrevistas poderiam ser úteis para atingir objetivos em que o pesquisador quer fazer um panorama social a partir de relatos dessa população, não trabalhando somente com dados e números institucionais.

No mais, os procedimentos são essenciais para garantir a confiabilidade e a validade dos resultados obtidos em uma pesquisa.

Quando fazemos ciência, temos que explicar todos os passos que tomamos e os motivos para isso. Caso contrário, a ciência perderia sua credibilidade pois seria algo sem critério.

Sempre descreva muito bem seus procedimentos metodológicos para que eles não invalidem todo o seu trabalho.

Os procedimentos metodológicos que você pode usar

Quais os tipos de procedimentos metodológicos?
Conheça como aplicar os procedimentos metodológicos

É importante destacar que cada pesquisa é única, da mesma maneira que cada pesquisador é único.

Você já deve ter visto pessoas com os mesmos temas de pesquisa encontrando resultados completamente diferentes.

E isso se deve também aos procedimentos metodológicos que elas adotaram.

Esses procedimentos podem ser os mais variados e misturados entre si. Como dito anteriormente, eles estão atrelados aos objetivos que você pretende alcançar com a sua pesquisa.

Dessa maneira, te mostraremos alguns exemplos de procedimento metodológicos para você entender um pouco mais como eles funcionam.

Ao final deste artigo, também desenvolvemos um exemplo em educação. Para fixar bem sua estruturação e elaboração.

Vamos lá?

Alguns dos principais procedimentos metodológicos científicos incluem:

  1. Revisão bibliográfica: Esta etapa envolve a busca e análise crítica da literatura existente sobre o tema de estudo. Sendo que a revisão bibliográfica é fundamental para contextualizar o que já foi produzido sobre o que você está pesquisando e para que você delimite possíveis lacunas sobre o tema.
    Uma boa revisão bibliográfica possui um procedimento metodológico que é um recorte, que pode ser temporal ou geográfico. Por exemplo, pesquisar a produção intelectual sobre as punições entre o século XIX e XX na Europa.
  2. Estudo quantitativo: nesse caso, você levantará dados numéricos e que podem ser expressos em estatísticas sobre o seu tema e objeto de pesquisa.
    É possível usar como procedimentos metodológicos amostragens probabilísticas, análises estatísticas etc.
  3. Análise de dados: esse é um procedimento que está presente em quase todas as pesquisas.
    Normalmente ele acontece após a coleta de dados, os pesquisadores utilizam técnicas estatísticas, análise qualitativa ou outros métodos de análise para interpretar os dados e chegar a conclusões baseadas nos resultados.
  4. Estudo qualitativo: Exemplos de estudos quantitativos incluem procedimentos metodológicos como pesquisas de opinião pública, estudos epidemiológicos, pesquisas de mercado, experimentos controlados, entre outros.
    De modo que esses estudos são especialmente úteis para analisar relações de causa e efeito, identificar padrões estatísticos e fazer previsões com base nos dados coletados.

 

Esses são alguns dos principais procedimentos metodológicos científicos utilizados em pesquisas acadêmicas e científicas.

No entanto, é importante ressaltar que a metodologia pode variar dependendo da área de estudo, do tipo de pesquisa e dos objetivos específicos de cada estudo.

Você precisa pensar e elaborar calmamente essa sua parte da pesquisa para que toda ela faça sentido e alcance da melhor maneira possível o seu objetivo.

Sem procedimentos metodológicos não há pesquisa

Técnicas de procedimentos metodológicos
Conheça a relação de procedimentos metodológicos e projetos científicos de pesquisa

Agora você já sabe, os procedimentos metodológicos são técnicas racionais para você conseguir e analisar dados sobre o seu objeto de pesquisa.

Sem esses procedimentos, não haveria ciência.

Seria como se eles te escudassem para não fazer somente um artigo de senso comum.

Além disso, ao usar esses procedimentos você acaba estudando uma parte da realidade que está ao nosso redor de maneira sistemática.

Por mais que nesse primeiro momento os procedimentos metodológicos possam parecer sem sentido para você, não se preocupe, mas tenha atenção a eles.

Quando você começar a desenvolver a sua pesquisa de fato, você entenderá como são fundamentais para o que você está fazendo.

Agora vamos aquele exemplo que te falei acima.

Procedimentos Metodológicos em Projetos de Pesquisa: Um Exemplo Prático

Exemplos de procedimentos metodológicos projeto de pesquisa
Exemplo na área de educação com aplicação de procedimentos metodológicos

Desenvolvemos um exemplo dentro da área de educação para você ter uma base de organização para desenvolver o seu.

Logicamente que ele irá se diferenciar do seu tema, da sua área, linha de pesquisa, etc.

Mas pode auxiliar no entendimento para você desenvolver o procedimento metodológico do seu projeto de pesquisa a partir de um exemplo.

  • E se você quiser um exemplo real, pode acessar o link de fonte, ao final deste artigo. Nesta fonte contém um exemplo chamado: OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM DIREITO, ok?

Então, vamos lá.

No campo da educação, os procedimentos metodológicos determinam o caminho que o pesquisador seguirá para responder às questões de pesquisa, correto?

Esses procedimentos, quando bem definidos e implementados, garantem a confiabilidade dos resultados obtidos.

Para ilustrar como os procedimentos metodológicos podem ser aplicados em pesquisa educacional, vamos considerar um projeto que investiga “o impacto de métodos de ensino inovadores no desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio”.

Para ele teremos:

 

  • Justificativa e Objetivos do Estudo

Este estudo se justifica pela necessidade de entender como diferentes abordagens pedagógicas podem influenciar o aprendizado dos alunos, considerando as mudanças constantes no cenário educacional e as demandas por métodos de ensino mais eficazes e engajadores.

O objetivo geral é avaliar se o uso de tecnologias educacionais interativas melhora o desempenho dos alunos em matemática, comparado aos métodos tradicionais de ensino.

 

  • Procedimentos Metodológicos

Optamos por um Desenho da Pesquisa quase-experimental, onde duas classes de uma escola de ensino médio serão comparadas.

Uma classe usará o método tradicional de ensino (grupo controle) e a outra utilizará tecnologias educacionais interativas, como softwares de aprendizagem adaptativa e jogos educativos (grupo experimental).

 

  • Seleção dos Participantes

A seleção dos participantes será realizada por conveniência, incluindo todos os alunos de duas classes do 10º ano do ensino médio de uma escola pública, que voluntariamente concordam em participar do estudo.

Será garantido que ambos os grupos sejam equivalentes em termos de desempenho acadêmico inicial, com base nos resultados de uma prova de matemática aplicada antes do início do estudo.

 

  • A coleta de dados envolverá várias técnicas
  1. Pré-teste e Pós-teste: Ambos os grupos realizarão um teste de matemática antes e depois da implementação dos métodos de ensino, para medir a mudança no desempenho acadêmico.
  2. Observações em Sala de Aula: Observadores treinados registrarão como os métodos de ensino são implementados e a interação dos alunos com os materiais didáticos.
  3. Entrevistas com Professores e Alunos: Após a intervenção, entrevistas semiestruturadas serão realizadas com professores e alunos para coletar insights sobre a experiência de ensino e aprendizagem e a aceitação dos métodos utilizados.

 

  • A análise de dados incluirá:
  1. Análise Estatística: Utilizaremos testes estatísticos para comparar os escores de pré-teste e pós-teste entre os grupos, aplicando testes t de Student para amostras independentes. A significância estatística será estabelecida em p<0,05.
  2. Análise Qualitativa: As transcrições das entrevistas serão analisadas usando análise de conteúdo para identificar temas comuns relacionados às percepções dos participantes sobre os métodos de ensino.

 

  • Considerações Éticas

Este estudo será conduzido de acordo com os princípios éticos da pesquisa em educação.

A participação será voluntária, com todos os participantes (ou seus responsáveis) assinando um termo de consentimento informado.

As informações coletadas serão tratadas com confidencialidade, e os resultados serão reportados de maneira que preserve a anonimidade dos participantes.

 

  • Conclusão

Espera-se que este estudo contribua para o entendimento dos efeitos das tecnologias educacionais interativas no desempenho acadêmico dos alunos.

Os procedimentos metodológicos descritos são cruciais para assegurar a integridade e a validade dos dados coletados, permitindo que pesquisadores e educadores tomem decisões informadas sobre a implementação de métodos de ensino inovadores nas escolas.

 

Esperamos que você tenha entendido bem sobre Procedimentos Metodológicos para seu Projeto de Pesquisa.

Aproveite também os artigos listados a seguir.

 

Fonte: Procedimentos Metodológicos, Método e Metodologia de Pesquisa, disponível em (https://alunoexpert.com.br/procedimentos-metodologicos/). Acesso em 16 de abril de 2024.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.