Faça um projeto sobre violência doméstica com exemplos

Aluno preparando seu projeto de pesquisa sobre violência contra mulher
Saiba tudo sobre como elaborar um projeto de pesquisa sobre violência doméstica usando nossos exemplos práticos.

Confira tudo sobre projeto de pesquisa sobre violência doméstica (violência contra a mulher, violência familiar, etc). Nosso conteúdo de hoje foi criado exclusivamente para quem pensa em usar essa temática em seu projeto, além de trazer exemplo de 4 projetos em PDF e abordar pontos importantes para sua pesquisa.

Como você deve saber, o tema da violência doméstica ganha relevância em diversas áreas do conhecimento, ou seja, pode ser abordado no âmbito do direito, psicologia, sociologia, educação, medicina, etc.

Independente de sua área, você vai aproveitar a leitura.

Veja mais o que teremos neste conteúdo de hoje:

 

A justificativa de um projeto de pesquisa sobre violência doméstica

Estudante preparando a justificativa do projeto de pesquisa sobre violência doméstica
Conheça o conceito do tema violência doméstica dentro do projeto de pesquisa

 

A violência doméstica é um dos principais problemas que atingem a sociedade mundial, em especial países como o Brasil. Diversas são as questões que potencializam a triste marca de o Brasil ser um dos países com maior número de registros de violência doméstica. E tem mais.

 

Esses fatores podem servir como base para uma justificativa e o entendimento de o porquê o país ter índices tão elevados de violência doméstica. Em 2022, por exemplo, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública destacou que, no país, mais de 18 milhões de mulheres foram vítimas de violência doméstica.

Os números de 22 superaram em 5% os do ano anterior, o que ressalta o quanto a discussão é importante para a sociedade brasileira.

Por isso, trazer a temática da violência doméstica é interessante inclusive do ponto da análise científica feita nas universidades.

Como já dissemos, essa pesquisa pode ser feita em múltiplas áreas do conhecimento –inclusive como uma conversa entre áreas – como o Direito, Pedagogia, Sociologia, Psicologia, Gestão em Segurança Pública, entre outras.

 

Diferenciações para produzir um projeto de pesquisa sobre violência doméstica e violência contra a mulher e familiar

Diferenças de projetos de pesquisa sobre violência contra a mulher, doméstica e da família
Violência doméstica, violência contra a mulher e familiar: quais as diferenças de cada tema para um projeto de pesquisa?

Assim, o acadêmico que deseja fazer um projeto de pesquisa nesse tema poderá trabalhar também com recortes específicos de análise, tais como:

  • pesquisa sobre violência doméstica;
  • violência contra a mulher; e
  • violência doméstica e familiar.

A diferenciação entre violência doméstica é quando ela acontece no universo do ambiente da residência ou quando acontece a partir de uma relação de familiaridade, afetividade ou quando de coabitação entre a vítima e o agressor.

Já a violência familiar é o tipo de violência que ocorre no âmbito da família, não precisando ser causada dentro do ambiente doméstico. Ou seja, quando ela é praticada por algum membro da família para com outro ente familiar.

Por sua vez, a violência contra a mulher é a prática de atos violentos contra o gênero, desde agressões verbais como as físicas, independente do ambiente que ocorram essas ações.

Destacadas essas diferenciações no objeto de análise para o projeto de pesquisa sobre violência doméstica, vamos apresentar mais algumas dicas para os acadêmicos.

 

Escolha do tema para o projeto de pesquisa sobre violência doméstica

Projeto de pesquisa violência doméstica e familiar: aluno escolhendo o tema para seu trabalho.
A escolha da temática é umas das partes mais importantes do projeto.

Um dos principais passos para realizar um bom projeto de pesquisa sobre violência doméstica está na escolha do tema. O estudante poderá buscar essa temática a partir do que é estudado no próprio curso.

Por exemplo, se o estudante é um acadêmico de Psicologia, ele poderá ter como tema principal para o projeto de pesquisa os reflexos psicológicos nas vítimas de violência doméstica.

Caso seja um estudante de Pedagogia, poderá fazer uma análise voltada para os impactos na alfabetização de crianças que presenciam práticas rotineiras de violência doméstica.

No âmbito da Gestão em Segurança Pública, o estudante pode delimitar seu tema de pesquisa em indicadores e ações de repressão à violência doméstica na cidade X. Ou seja, o tema que será definido para o projeto de pesquisa é imprescindível para o êxito na investigação.

Sendo assim, a dica é que o pesquisador escolha um tema que desperte sua atenção em procurar saber mais sobre o assunto.

Afinal, o estudante que não tem interesse no tema que foi definido para pesquisa pode incorrer em erros e perda de tempo em todo o processo de elaboração futura do TCC, dissertação ou tese que tenha como objeto de investigação a violência doméstica.

O tema precisa ser de relevância para o âmbito da Academia. Trazer novas perspectivas sobre o tema da violência doméstica oferece mais credibilidade ao trabalho que será realizado.

 

Organize os objetivos do projeto de pesquisa sobre violência doméstica

Um projeto de pesquisa precisa conter bem alinhados os objetivos da investigação. O projeto deverá ter como foco central o objetivo geral. Dessa forma, a violência doméstica e sua análise dentro da área de conhecimento poderá ser o objetivo geral.

Dentro do objetivo geral, existem os objetivos específicos em que o estudante abordará diversas iniciativas de investigação.

Veja alguns exemplos com base no que já foi apresentado neste artigo:

O objetivo geral pode ser: investigar os impactos da violência doméstica para as vítimas (mulheres) na cidade X. Partindo desse objetivo geral, os exemplos de objetivos específicos podem ser:

  1. Analisar os índices de violência doméstica na cidade X durante os anos Y;
  2. Verificar a faixa etária das vítimas de violência doméstica da cidade X durante os anos Y;
  3. Consultar quais os dados de acompanhamento psicológico na rede pública para essas vítimas da violência doméstica na cidade X durante os anos Y;
  4. Avaliar de que forma é tratada, no âmbito da Psicologia, na cidade X, durante os anos Y, as vítimas de violência doméstica.

Esses são alguns exemplos de diferenciação de objetivo geral e objetivos específicos. A partir deles, o acadêmico vai construir também a problemática que pretende ser respondida com a pesquisa.

 

Problema de pesquisa e a hipótese para seu projeto

Projeto de pesquisa sobre violência contra mulher: aluno montando o problema de pesquisa do trabalho
Entenda a importância do problema de pesquisa dentro de um projeto de pesquisa com o tema violência doméstica.

A problemática é o questionamento que norteará os processos de investigação sobre violência doméstica. Ela poderá, preferencialmente, ser apenas uma e não é expressa diretamente como os objetivos acima listados.

Por isso, o problema deve acima de tudo, ser original, além de convergir com o que já foi proposto no tema e nos objetivos.

Um exemplo que pode ser apresentado, tendo em vista o que já destacamos, é o questionamento sobre o que é viabilizado em ações de Psicologia dentro da Segurança Pública para o enfrentamento da violência doméstica na cidade X?

Além das perguntas que são delimitadas, seja com o problema de pesquisa ou com as iniciativas de investigação que estão destacadas nos objetivos; um projeto contém uma ou mais hipóteses.

Essas hipóteses são “respostas” que impulsionam o pesquisador a analisar o objeto científico. Nesse exemplo que estamos detalhando, um modelo de hipótese pode ser: as ações em Psicologia na cidade X seriam correspondentes a aspectos econômicos, sociais e culturais.

 

A importância para o projeto de pesquisa em violência doméstica 

Entenda a justificativa do projeto de pesquisa
Explique o motivo de seu projeto de pesquisa

Aqui, o estudante destacará o que motiva a sua pesquisa com esse tema. Ele deverá expressar o que justifica a pesquisa com esse enfoque e o que ela busca apresentar em resultados de análise.

Além de reforçar a importância desse estudo para área escolhida. Você vai encontrar um passo a passo com exemplos de justificativas no link abaixo.

 

Referencial teórico para o projeto de pesquisa em violência doméstica

Fontes para seu projeto de pesquisa
Projeto em violência doméstica: o referencial teórico reúne um bom debate entre autores sobre o assunto

É a principal seção do projeto de pesquisa. Nele, o estudante abordará com o uso de fontes bibliográficas a este assunto. Priorize fontes que tenham relevância na área de estudo e que estejam atualizadas.

Além disso, não use apenas autores que vão legitimar sua hipótese e sua motivação para pesquisa. Um bom referencial teórico deve reunir um debate entre autores sobre o assunto. Isso enriquece a pesquisa e possibilita a abertura de novas perspectivas de estudo.

 

Exemplos de projetos de pesquisa sobre violência doméstica, violência familiar e contra a mulher em PDF

Estudante pesquisando no computador exemplos de um projeto de pesquisa sobre violência doméstica em PDF
Aproveite os exemplos de projetos sobre o tema violência doméstica, violência contra a mulher e doméstica.

Trouxemos 4 exemplos em PDF de projetos de pesquisa sobre violência doméstica, violência familiar e contra a mulher para você ter como base.

Além disso, também vamos disponibilizar o link com outros mais de 70 exemplos de diversas áreas. E caso você queira um projeto com seu tema específico, escrito somente para você com suas orientações e prazos, procure neste link.

Estabeleça um plano de trabalho para seu Projeto de Pesquisa

Além de cuidar todas essas questões que envolvem um projeto de pesquisa, é importante que o estudante trabalhe com um planejamento, ou seja, que este faça um plano de trabalho como explicamos aqui.

Afinal, são etapas diversas que deverão ser feitas quando for desenvolvida a pesquisa.

Apresente um cronograma com os prazos de cada etapa do trabalho como: coleta de dados e informações; análise do material pesquisado; redação da pesquisa; conclusão e apresentação.

Esperamos que tenha gostado e aproveite nossos outros conteúdos exclusivos nos links durante este texto e também abaixo.

SOBRE O AUTOR – Fabio Herdy é um professor apaixonado por pesquisa e educação. Formado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing, possui mais de 10 anos de experiência em pesquisa acadêmica e científica. Vasta experiência como professor universitário e orientador de projetos de pesquisa e TCCs na Universidade Candido Mendes, além de participante de bancas examinadoras de TCCs de diversas áreas de formação. Saiba mais.